Caos em Taiwan Após Terremoto de 7,4: Prédios Desabam e Alertas de Tsunami

Um poderoso terremoto de magnitude superior a 7 causou pelo menos nove mortes e mais de 800 feridos em Taiwan na quarta-feira, além de danos em dezenas de edifícios e alertas de tsunami na costa leste da Ásia, que foram finalmente descartados.

Entre os danos materiais, um prédio desabou no meio do forte tremor, gerando caos entre as pessoas que transitavam pelo local.

Em imagens gravadas em vídeo, pode-se ver as pessoas deixando seus veículos enquanto o prédio desaba diante de seus olhos.

As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e suas réplicas foram os mais intensos nesta ilha em 25 anos, e alertaram que mais tremores podem ocorrer nos próximos dias.

Todos os óbitos ocorreram no condado de Hualien, o ponto mais próximo do epicentro do terremoto no leste da ilha, segundo o corpo de bombeiros. Além disso, 821 pessoas ficaram feridas, acrescentou a fonte sem especificar a gravidade dos ferimentos.

“Estava tudo tremendo violentamente. Os quadros na parede, a televisão e o armário de bebidas caíram”, disse um morador da cidade de Hualien à televisão local SET TV.

Os veículos de comunicação locais mostraram vários prédios de vários andares em Hualien perigosamente inclinados após o tremor.

Em Nova Taipé, no norte, um armazém desabou, mas mais de 60 pessoas foram resgatadas dos escombros, disse o prefeito.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto de quarta-feira teve magnitude de 7,4 e ocorreu pouco antes das 08H00 locais (00H00 GMT). A agência meteorológica de Taiwan estimou a magnitude em 7,2, enquanto a japonesa a calibrou em 7,5. O epicentro foi localizado a 18 quilômetros ao sul de Hualien, com profundidade de 34,8 km, indicou o USGS.

“O terremoto foi próximo à superfície e pouco profundo. Foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas (…). É o mais forte em 25 anos”, disse o diretor do Centro Sismológico de Taiwan, Wu Chien-fu, a jornalistas.

Em setembro de 1999, um terremoto de magnitude 7,6 matou cerca de 2.400 pessoas em Taiwan, no que ainda é o desastre natural mais mortal da história deste território.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu coordenação entre as agências locais e centrais e anunciou que o exército iria apoiar nos trabalhos de resgate e assistência.

As autoridades enviaram escavadeiras para remover as rochas que bloqueavam as estradas para Hualien, segundo imagens das emissoras locais.

As estradas que levam a esta cidade passam por vários túneis e as autoridades temem que veículos tenham ficado presos dentro deles.

“Devemos verificar cuidadosamente quantas pessoas estão presas e resgatá-las rapidamente”, disse o vice-presidente Lai Ching-te à imprensa, que assumirá a presidência em maio.

As rígidas regulamentações de construção e a conscientização social sobre esse tipo de desastre parecem ter evitado uma catástrofe maior em Taiwan, regularmente afetada por terremotos devido à sua localização entre duas placas tectônicas.

Alertas de tsunami foram emitidos em Taiwan, nas ilhas do sudoeste do Japão e em várias províncias das Filipinas, mas foram cancelados logo em seguida.

No Japão, as autoridades suspenderam temporariamente o tráfego aéreo no aeroporto de Naha, na ilha de Okinawa.

Um porta-voz do governo japonês disse que não foram detectadas vítimas naquela região, embora a agência meteorológica japonesa tenha detectado ondas de tsunami de até 30 centímetros em algumas de suas ilhas.

(Com informações da AFP)

Haote Zhang/Handout vía REUTERS