Zuckerberg anuncia medidas para fortalecer liberdade de expressão no Facebook e Instagram
O diretor executivo da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou novas iniciativas para proteger a liberdade de expressão nas plataformas Facebook e Instagram. Entre as medidas, está a adoção de um sistema de notas de comunidades, semelhante ao utilizado pela rede social X (antigo Twitter).
Zuckerberg também declarou que a empresa trabalhará em parceria com o governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, para resistir a ordens de censura emitidas por outros países.
“Onde há tribunais secretos que podem ordenar que as empresas removam conteúdos sem transparência, especialmente na América Latina, precisamos de mais proteção para garantir o acesso à informação”, afirmou Zuckerberg no comunicado divulgado nesta segunda-feira, 6.
A decisão ocorre em meio a crescentes debates sobre o papel das redes sociais na moderação de conteúdo e a preocupação com o impacto de determinações judiciais sigilosas em regimes democráticos.
A Meta reforçou que seguirá investindo em tecnologias para tornar os processos de revisão mais transparentes, ao mesmo tempo em que busca equilibrar liberdade de expressão e políticas contra desinformação.