
Pesquisa Genial/Quaest aponta desaprovação do governo Lula em seis dos oito maiores colégios eleitorais do país
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado em seis dos oito Estados avaliados pela pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20). Apenas na Bahia e em Pernambuco a aprovação da gestão supera a rejeição. O levantamento abrangeu 66% do eleitorado brasileiro, incluindo os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, 65% desaprovam o governo e 34% aprovam. Em Minas Gerais, a desaprovação chega a 59%, contra 40% de aprovação. Já no Rio de Janeiro, 62% rejeitam e 37% aprovam a gestão petista. No Paraná, o índice é de 64% de desaprovação contra 34% de aprovação.
No Rio Grande do Sul, a pesquisa mostra 62% de desaprovação e 37% de aprovação. Em Goiás, os números são ainda mais negativos: 66% desaprovam e apenas 33% aprovam.
Em contrapartida, no Nordeste, os resultados são inversos. Na Bahia, 60% aprovam e 39% desaprovam. Em Pernambuco, a aprovação chega a 62%, contra 37% de rejeição.
A sondagem ouviu 12 mil pessoas ao todo, somando entrevistas nacionais e estaduais. Foram 1.104 pessoas em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco; 1.200 na Bahia; 1.404 no Rio de Janeiro; 1.482 em Minas Gerais; e 1.644 em São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais em São Paulo e de três pontos nos demais Estados, com nível de confiança de 95%.
O levantamento também inclui um recorte nacional, com 2 mil entrevistas adicionais, que será utilizado para medir a aprovação de Lula em âmbito geral.