O que saber sobre o Lemon8

Lemon8 é um aplicativo de fotos que parece um cruzamento entre Instagram e Pinterest e tem muitos vídeos que se parecem com os postados no TikTok. Especialistas em marketing social dizem que o aplicativo também lembra o gigante chinês de comércio eletrônico e redes sociais Xiaohongshu, que significa “panfleto vermelho”.Como o TikTok, o feed principal do Lemon8 tem uma seção “seguir” que permite aos usuários ver o conteúdo dos criadores que seguem, bem como uma seção “Para você” que recomenda outras postagens. Ele também segmenta as postagens em diferentes categorias, como moda, beleza e comida, e permite que os usuários descubram o conteúdo de outras maneiras.Semelhante ao TikTok e outros sites de redes sociais, o Lemon8 coleta dados do usuário, como endereço IP, histórico de navegação, ID do dispositivo e outras informações. A Apple App Store e o Google Play listam seu proprietário como Heliophilia Pte. Ltd., uma empresa sediada em Cingapura com o mesmo endereço da ByteDance e TikTok.

QUÃO POPULAR É?

O Lemon8 foi lançado pela primeira vez no mercado asiático em 2020 e obteve sucesso em países como Tailândia e Japão, com cerca de 7,4 milhões e 5 milhões de downloads, respectivamente, de acordo com a empresa de análise. integração de aplicativos Lemon8.data.ai.Foi introduzido nos EUA em fevereiro com pouco alarde, mas tudo mudou quando as organizações de mídia começaram a prestar mais atenção a ele e alguns influenciadores do TikTok começaram a promovê-lo.
Até domingo, o aplicativo tinha 290.000 downloads nos Estados Unidos, a maioria deles no final de março, de acordo com data.ai. Ele também está listado como um dos aplicativos mais populares da Apple App Store.
Nicla Bartoli, vice-presidente de vendas da Influencer Marketing Factory, diz que a ByteDance entrou em contato com sua empresa no final de fevereiro e fez uma longa apresentação sobre o aplicativo e como os influenciadores podem se beneficiar dele. Ela disse que a agência conecta marcas com influenciadores, recomendando influenciadores para experimentar o aplicativo, mas não faz o mesmo com as marcas porque a base de usuários do Lemon8 ainda é relativamente pequena.
Resta saber se o aplicativo terá mais sucesso ou falhará. Brendan Gahan, sócio e diretor social da agência criativa Mekanism, diz que os últimos cinco anos foram inundados com plataformas de mídia social fortemente anunciadas, mas que acabaram desaparecendo. Ele aponta exemplos como BeReal e Clubhouse, que ganharam muita atenção nos últimos dois anos, antes que os usuários voltassem sua atenção para outro lugar.
“O sucesso em aplicativos sociais é mais difícil de alcançar e mais difícil de manter”, diz Gahan.

O QUE A BYTEDANCE DISSE SOBRE O APLICATIVO?

A ByteDance não respondeu a um pedido de entrevista sobre seus planos de desenvolver o Lemon8. Mas o conselheiro geral da empresa, Erich Andersen, observou em entrevista à Associated Press em uma conferência de segurança cibernética na semana passada que continuará a desenvolver o aplicativo.

“Obviamente, faremos o possível com o aplicativo Lemon8 para cumprir as leis dos EUA e garantir que estamos fazendo a coisa certa aqui”, disse Andersen, que também é consultor jurídico do TikTok. “Mas acho que ainda temos um longo caminho a percorrer com este aplicativo  é um estágio inicial.”

Como parte desse trabalho, a ByteDance está procurando candidatos para cargos selecionados nos Estados Unidos, que ajudarão a desenvolver as parcerias do aplicativo com influenciadores de beleza, alimentação, saúde e outros tópicos.

O QUE MAIS A BYTEDANCE ESTÁ FAZENDO?

Outro aplicativo exclusivo da ByteDance chamado CapCut também está listado na App Store da Apple como um dos aplicativos mais populares nos EUA.

O CapCut se posiciona como uma ferramenta de edição de vídeo “tudo em um” que permite aos usuários cortar e acelerar o conteúdo, adicionar filtros, adicionar música e muito mais.

O aplicativo foi lançado globalmente em abril de 2020, cerca de um ano após seu lançamento na China, de acordo com a empresa de análise de aplicativos Data.ai. Até domingo, a ferramenta de edição havia sido baixada 60 milhões de vezes nos EUA e 940 milhões de vezes em todo o mundo, disse o grupo.

OS LEIS TAMBÉM ESTÃO PREOCUPADOS COM OS OUTROS APLICATIVOS?

Há apoio para um projeto de lei bipartidário no Senado chamado RESTRICT Act. Isso não cancela o TikTok, mas  ao Departamento de Comércio o poder de revisar e potencialmente limitar as ameaças estrangeiras à sua plataforma de tecnologia. Ele foi criticado por ser muito fácil de abusar.

O presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Mark Warner, que co-patrocinou o projeto de lei com o senador republicano, disse que seria mais fácil.

“Por muito tempo, nosso governo tem feito um jogo de Whac-A-Mole quando se trata de lidar com as várias ameaças de tecnologia estrangeira que surgem ao nosso redor”, disse Warner, D-Va. “A Lei RESTRICT estabeleceria um processo baseado em risco e informado por inteligência para avaliar e mitigar os riscos representados pela tecnologia de nações adversárias, seja Huawei , TikTok, Lemon8 ou o próximo produto de tecnologia viral promovido por uma nação autoritária”.