Mulher Descobre Tesouro Medieval na República Tcheca
Uma mulher europeia recentemente encontrou um tesouro enterrado da Idade Média, em uma descoberta que arqueólogos estão classificando como uma das mais significativas da última década. O Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da República Tcheca (ARUP) divulgou, em um comunicado traduzido para o inglês, que o tesouro foi encontrado por uma mulher enquanto caminhava em Kutná Hora, uma cidade localizada na Região da Boêmia Central, na República Tcheca.
O tesouro consiste em mais de 2.150 moedas de prata, cunhadas entre 1085 e 1107. Os especialistas acreditam que essas moedas foram fabricadas em Praga e importadas para a Boêmia.
“O tesouro é composto por uma liga de moedas que, além de prata, também contém uma mistura de cobre, chumbo e metais traços,” explicou o ARUP no comunicado de imprensa de 16 de maio. “Determinar essa composição específica também pode ajudar a identificar a origem da prata utilizada.”
O arqueólogo Filip Velímský comentou que o tesouro foi enterrado durante um período de instabilidade política. As moedas foram armazenadas em um recipiente de cerâmica, que foi destruído ao longo dos anos, mas os arqueólogos conseguiram encontrar a base do recipiente.
“Naquela época, havia disputas no país entre os membros da dinastia Přemysl pelo trono principesco de Praga,” explicou Velímský. O ARUP afirma que batalhas eram comuns durante esse período e acredita que o tesouro poderia ter sido utilizado para pagar salários ou como espólios de guerra.
Velímský acrescentou que o valor das moedas antigas era “inimaginável” na época.
“Infelizmente, para a virada do século XI para o XII, não temos dados sobre o poder de compra das moedas contemporâneas,” explicou. “Mas era uma quantia enorme, inimaginável – e ao mesmo tempo inacessível – para uma pessoa comum. Pode ser comparada a ganhar um milhão na loteria.”
As autoridades tchecas classificam a descoberta como “uma das maiores dos últimos dez anos.”
“Mais de 2.000 moedas de prata representavam uma quantia enorme em seu tempo,” afirmou o comunicado do ARUP. Historiadores agora estão trabalhando para processar as moedas, o que inclui passá-las por raios-x e determinar os materiais que as compõem.
Os artefatos serão exibidos em uma exposição prevista para estrear em 2025.
O tesouro foi guardado em um recipiente de cerâmica que foi destruído ao longo dos anos, mas os arqueólogos descobriram o fundo do recipiente. Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências
O Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências compartilhou a descoberta. Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências
O arqueólogo Filip Velímský disse que o tesouro foi escondido durante um período de instabilidade política. Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências




