
MPGO participa de operação nacional contra fraude bilionária em combustíveis
O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), cumpriu nesta quinta-feira (28/8) 10 mandados de busca e apreensão em Senador Canedo (GO), em apoio à Operação Carbono Oculto. A ofensiva foi coordenada pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Receita Federal e apoio das forças policiais.
Segundo decisão da 2ª Vara Criminal de Catanduva (SP), a organização criminosa alvo da operação movimentou mais de R$ 8 bilhões por meio de empresas ligadas ao comércio, produção e distribuição de combustíveis. O esquema envolvia a criação de companhias de fachada, lavagem de dinheiro e sonegação tributária, afetando toda a cadeia econômica do setor.
Em Goiás, a operação mobilizou 2 promotores de Justiça, 15 agentes de segurança institucional, 12 policiais militares e 8 auditores da Receita Federal. Foram cumpridas ordens em pessoas jurídicas investigadas por participação no esquema fraudulento.
A Operação Carbono Oculto é considerada uma das maiores ações conjuntas contra o crime organizado no setor de combustíveis, integrando esforços de órgãos de diferentes estados para combater fraudes fiscais, ocultação de patrimônio e infiltração criminosa no sistema financeiro nacional.