Fotos angustiantes mostram 1 milhão de peixes mortos flutuando em rio
Uma alarmante mortandade de peixes no rio Darling em Menindee, no interior de New South Wales, Austrália, mostra o que se acredita ser até um milhão de peixes mortos .
Menindee, uma cidade com cerca de 500 habitantes, está localizada a uma hora de carro de Broken Hill, na Austrália.
Tem sido o local de vários eventos de mortandade de peixes em massa nos últimos anos, com a proliferação de algas de 25 milhas culpada pela morte de centenas de milhares de peixes em 2019.
Um porta-voz do Departamento Australiano de Indústrias Primárias disse ao news.com.au que cerca de “um milhão de peixes, predominantemente arenque ósseo (Bony Bream) foram afetados, bem como um número menor de outras espécies de grande porte, como Murray Cod, Golden Perch , Silver Perth e Carp”.
“Este evento está em andamento, pois uma onda de calor no oeste de NSW continua a colocar mais estresse em um sistema que experimentou condições extremas de inundações em larga escala”, disse o porta-voz.
A espécie Bony Herring normalmente aumenta e diminui com o tempo, de acordo com o DPI.
Ele “aumenta” em número de população durante as épocas de enchentes e pode então experimentar mortalidades significativas ou “quedas” quando os fluxos retornam a níveis mais normais.
Eles também podem ser mais suscetíveis a estresses ambientais, como baixos níveis de oxigênio, especialmente durante condições extremas, como o aumento das temperaturas que estão ocorrendo na área.
“Essas mortes de peixes estão relacionadas aos baixos níveis de oxigênio na água (hipóxia) à medida que as águas recuam”, disse o porta-voz do DPI.
“Volume significativo de peixes, incluindo carpa e arenque ósseo, nutrientes e matéria orgânica da planície de inundação estão sendo concentrados de volta no canal do rio.
“O clima quente atual na região também está exacerbando a hipóxia, pois a água mais quente retém menos oxigênio do que a água fria e os peixes precisam de mais oxigênio em temperaturas mais quentes”.
Várias agências em New South Wales, Austrália, incluindo Water New South Wales e o conselho local, continuam trabalhando juntas na resposta.
Alegações de má gestão da água e má saúde do rio Darling na Bacia de Murray Darling foram levantadas pelos habitantes locais como uma causa potencial das mortes em massa, mas o DPI negou isso no passado.
Os residentes criticaram a decisão da Autoridade da Bacia de Murray Darling de drenar os lagos Menindee, na Austrália, em 2014 e 2017, para atender às demandas de água a jusante.
A mortandade de peixes é definida pelo Departamento de Indústrias Primárias de NSW como a mortalidade súbita em massa de peixes selvagens.
“A mortandade de peixes pode ocorrer a qualquer momento, embora os dados indiquem que a morte de peixes é mais provável de ocorrer no verão ou após mudanças repentinas de temperatura”, disse o departamento em seu site. (Fonte: Ny Post)
A fresh maior fish kill at Menindee Weir pool near Broken Hill. Locals say one million dead. @2GB873 @9NewsSyd pic.twitter.com/YCkA78NbgL
— Chris O'Keefe (@cokeefe9) March 17, 2023