Mulher morre após tomar Ozempic para emagrecer para o casamento da filha

Uma mulher australiana que tomou Ozempic para perder alguns quilos antes do casamento de sua filha morreu de doença gastrointestinal – agora seu marido está alertando que o medicamento “não vale a pena”.

Trish Webster, 56, recebeu prescrição de Ozempic para ajudá-la a vestir o vestido dos seus sonhos para o casamento de sua filha.

Ozempic é um medicamento aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA para pessoas com diabetes tipo 2 – tornou-se amplamente utilizado como medicamento para perda de peso em todo o mundo.

A droga funciona imitando um hormônio natural, o GLP-1, que retarda a passagem dos alimentos pelo estômago e intestinos, fazendo com que as pessoas se sintam saciadas por mais tempo.

Os problemas surgem se a droga desacelera muito o estômago ou bloqueia os intestinos.

O bloqueio intestinal é chamado de “íleo” – o FDA recebeu 18 relatos sobre isso em pessoas que tomavam Ozempic no final de setembro .

Uma mulher australiana que tomou Ozempic para perder alguns quilos antes do casamento de sua filha morreu de doença gastrointestinal – agora seu marido está alertando que o medicamento “não vale a pena”.
60 Minutos Austrália

Por sua vez, Webster tomou Ozempic junto com a injeção prescrita Saxenda, perdendo cerca de 35 quilos em cinco meses, de acordo com relatos da mídia local .

Embora os medicamentos tenham ajudado Webster a emagrecer rapidamente, eles supostamente a deixaram doente.

Em 16 de janeiro, poucos meses antes do casamento de sua filha, o marido de Webster supostamente a encontrou inconsciente com um líquido marrom escorrendo de sua boca.

Trish Webster, 56, recebeu prescrição de Ozempic para ajudá-la a vestir o vestido dos seus sonhos para o casamento de sua filha.
60 Minutos Austrália

“Ela tinha um pouco de coisa marrom saindo de sua boca e percebi que ela não estava respirando e comecei a fazer RCP”, contou Roy Webster ao “60 Minutes Australia” na semana passada .

“Estava derramando e eu a virei de lado porque ela não conseguia respirar.”

Webster morreu naquela noite, com a causa da morte listada como doença gastrointestinal aguda.

Em 16 de janeiro, poucos meses antes do casamento de sua filha, o marido de Webster supostamente a encontrou inconsciente com um líquido marrom escorrendo de sua boca.
60 Minutos Austrália
“Ela tinha um pouco de coisa marrom saindo de sua boca e percebi que ela não estava respirando e comecei a fazer ressuscitação cardiopulmonar”, disse Roy Webster.
60 Minutos Austrália

“Se eu soubesse que isso poderia acontecer, ela não teria aceitado”, insistiu o marido enlutado. “Nunca pensei que você pudesse morrer por causa disso.”

Embora a morte de Webster não tenha sido oficialmente associada ao uso de Ozempic e Saxenda, seu marido está culpando as drogas.

“Ela não deveria ter ido embora, você sabe”, disse Roy. “Simplesmente não vale a pena, não vale a pena.”

Numa declaração ao “60 Minutes Australia”, o fabricante do Ozempic, Novo Nordisk, disse que o íleo só foi relatado após o seu “ambiente pós-comercialização”, sugerindo que a farmacêutica só tomou conhecimento do problema depois do medicamento ter sido lançado.

A Novo Nordisk e a Eli Lilly and Company, que fabrica o Mounjaro, estão a ser processadas nos EUA por alegações de que os seus populares medicamentos para perda de peso podem  causar problemas gastrointestinais graves , como gastroparesia ou “paralisia do estômago”, que podem levar à morte.

O escritório de advocacia Morgan & Morgan disse ao Post em agosto que recebeu 500 consultas semelhantes de clientes em 45 estados, juntamente com reclamações de lesões supostamente causadas por outros medicamentos para perda de peso, incluindo Wegovy, Rybelsus e Saxenda.

Um representante da Novo Nordisk disse ao Post na época: “A semaglutida foi extensivamente examinada em programas robustos de desenvolvimento clínico, grandes estudos de evidências do mundo real e tem cumulativamente mais de 9,5 milhões de pacientes-ano de exposição”.

A empresa observou que “eventos gastrointestinais (GI) são efeitos colaterais bem conhecidos da classe GLP-1”.

“A segurança do paciente é a principal prioridade da Lilly e estamos ativamente envolvidos no monitoramento, avaliação e relato de informações de segurança para todos os nossos medicamentos”, disse Lilly ao The Post em comunicado.

O FDA atualizou em setembro o rótulo do Ozempic  para reconhecer queixas de intestino bloqueado em algumas pessoas que tomaram o medicamento.

A atualização veio depois que a agência federal recebeu milhares de relatos de problemas gastrointestinais  de usuários do Ozempic.

O FDA atualizou em setembro o rótulo do Ozempic para reconhecer queixas de intestino bloqueado em algumas pessoas que tomaram o medicamento.
60 Minutos Austrália

A gastroparesia é apenas um dos muitos efeitos colaterais relatados, incluindo  “dedo Ozempic”,  “arroto Ozempic”,  “bumbum Ozempic”,  “rosto Ozempic”  e  sonhos estranhos com celebridades .

Alguns especialistas alertaram que o Ozempic e medicamentos similares não estão disponíveis há tempo suficiente para  estudar os efeitos a longo prazo  –  incluindo preocupações com suicídio  – e  provavelmente estão sendo mal utilizados  por alguns como uma maneira rápida de perder alguns quilos. (Fonte: New York Post)