Goiás é referência nacional na saúde pública Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebe prêmio internacional por excelência no tratamento de pacientes com AVC
14 hospitais do Estado recebem premiações nacionais e internacionais
Goiás é referência nacional na saúde pública. Nos últimos anos, as unidades de saúde sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conquistaram premiações nacionais e internacionais, como certificados de humanização e de segurança do paciente.
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), em Goiânia, recebeu neste ano a premiação internacional Angels Award pelo tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação é conferida pela Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (SIECV).
A unidade é a primeira de Goiás a receber a certificação Platinum, que é fruto do compromisso do trabalho incessante na melhoria do atendimento aos pacientes com AVC.
O Hugo também recebeu o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é uma marca dos hospitais do Estado. A unidade possui a acreditação por excelência (ONA 3), o mais alto nível de reconhecimento concedido pela organização, que estabelece padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão para as instituições de saúde.
Outras unidades estaduais também receberam premiações nacionais e internacionais, como o Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT).
O HGG, o Crer e o Hugol também receberam uma premiação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) pela eficiência e qualidade no atendimento. Entre 6.600 hospitais públicos brasileiros, o HGG, o Crer e o Hugol ficaram entre os 40 melhores do país.
“Os hospitais do Estado conquistaram resultados expressivos nos últimos anos. É justo que recebam premiações pelo trabalho desenvolvido e, especialmente, porque milhares de pessoas puderam voltar para suas casas e suas famílias após tratamento nas unidades hospitalares”, comemorou o secretário Sérgio Vencio.
Ele citou o Hugo como exemplo a ser seguido. “Há uma década o hospital tinha pacientes em macas nos corredores e falta de insumos básicos para a realização de cirurgias. Atualmente, o cenário é diferente e a unidade tem colecionado conquistas”, argumentou.