É assim que você deve dormir para evitar a barriga de cerveja diz estudo
Aqui estão algumas notícias angustiantes: dormir menos de oito horas todas as noites pode estar contribuindo para a sua barriga de cerveja.
Publicado na revista Sleep Medicine , um novo estudo explora a ligação entre a privação do sono e a gordura visceral – gordura abdominal perigosa que se acumula em torno de órgãos vitais e tem sido associada a doenças metabólicas e resistência à insulina.
O objetivo é dormir de sete a oito horas por noite, com a nova pesquisa mostrando que uma hora a menos de sono diário pode resultar em um aumento geral de cerca de 12 gramas de massa de gordura visceral. O benefício do sono parece estabilizar em torno de oito horas.
“A duração do sono está negativamente associada ao acúmulo de massa de gordura visceral durante a idade adulta, possivelmente sem benefícios além de oito horas de sono por dia”, escreveu a equipe internacional de cientistas, observando que mais estudos são necessários para confirmar suas descobertas.
A pesquisa mais recente incluiu dados de mais de 5.100 adultos, com idades entre 18 e 59 anos, respondendo à Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos EUA de 2011-2012 e 2013-2014.
A duração do sono foi anotada em um questionário de entrevista domiciliar. A tecnologia de raios X foi usada para medir a massa de gordura corporal regional.
Os entrevistados geralmente dormiam cerca de sete horas por noite. A idade média era de 37 anos e os participantes eram principalmente brancos (38%) e negros (22%).
As descobertas vêm após anos de alertas sobre os perigos da privação do sono, como aumento do risco de infecção , envelhecimento do cérebro e até mudanças comportamentais .
No ano passado, especialistas determinaram que quase metade dos americanos são privados de sono . Enquanto isso, o relatório World Obesity Atlas 2023 estimou que mais da metade do mundo estará com sobrepeso ou obesidade até 2035.
Causada por fatores ambientais, estresse ou hábitos de vida – como má alimentação ou inatividade – a gordura visceral é particularmente ameaçadora para a saúde geral porque pode levar ao diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame, câncer de mama, doença de Alzheimer e muito mais, por Healthline .
No início deste mês, descobertas da Sociedade Europeia de Cardiologia mostraram que menos de cinco horas de sono contribuíram para um risco 74% maior de doença arterial periférica em comparação com aqueles que dormiam de sete a oito horas por noite.
Mas algumas pesquisas sugerem que não se trata do número de horas, mas sim da qualidade do sono. Um estudo do ano passado revelou que “o sono de boa qualidade”, como adormecer rápida e profundamente, é mais importante do que a duração. (Fonte: Ny Post)