Crianças de Aparecida recebem vacinação contra a covid-19
A vacinação infantil por livre demanda foi retomada nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, após a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ter recebido nova remessa de imunizantes contra a covid-19 para este público na tarde desta quarta-feira, 1º. Foram recebidas 9.740 novas doses, sendo 5.370 da Pfizer Baby, destinada às crianças de 6 meses a 2 anos, e 4.370 da Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos. A imunização está disponível em 7 postos espalhados por todo o município.
Os interessados na proteção vacinal dos pequenos podem procurar a Central de Imunização, a Maternidade Marlene Teixeira ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Cruzeiro do Sul, Santa Luzia, Bairro Cardoso, Veiga Jardim e Bandeirantes.
Para receber a vacinação contra a covid-19 é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
“Nas últimas semanas, com o baixo estoque de vacinas para o público infantil, utilizamos a estratégia de lista de espera. Agora, com a chegada dessa nova remessa, vamos atender todos que já tinham procurado os postos e aguardavam a convocação da SMS, bem como os demais interessados. Assim, retomamos hoje a vacinação por livre demanda em sete postos e sem interrupção, não paramos nem no horário de almoço. Convidamos a todos os pais e responsáveis para que levem as crianças para vacinar. Nosso pessoal também já está entrando em contato com os pacientes da lista”, informa a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.
Reforço infantil indispensável
A gestora aproveita para explicar sobre a nova nota técnica do Ministério da Saúde (MS) que prevê a aplicação de reforço em crianças de 3 a 4 anos: “A partir de pesquisas científicas que comprovam a segurança e eficácia da medida, o Ministério passa a recomendar a aplicação de uma dose de reforço no intervalo de quatro meses em todas as crianças acima de 3 anos. Até então, o reforço era indicado dos cinco anos para frente”.
Mães conscientes, filhos protegidos
No primeiro dia da retomada da vacinação infantil, algumas mamães, cientes da importância da imunização contra a covid-19 para as crianças, levaram seus filhos para receberem as doses necessárias na Central de Imunização. Georgia Emanuela Santos Lopes, mãe da Ágata (1 ano e 8 meses), ressaltou que não perdeu tempo para proteger a filha: “Desde que anunciaram a vacinação das crianças menores, acima de 6 meses, tenho interesse na proteção da minha filha. Hoje de manhã vi no jornal que novas doses tinham chegado e que Aparecida já iria começar a vacinar nesta quinta. Corri e trouxe ela para receber a 1ª dose. Já estou imunizada e quero o mesmo para minha filha. ”
Sorridente e com a sensação de dever cumprido, Vanessa Campos, mãe do menino Pedro, contou, satisfeita, que “já tinha um tempinho que eu estava esperando chegarem as vacinas e aí fiquei sabendo hoje, pelo jornal, que tinham chegado e então viemos logo. Eu estava aguardando e agora ele será imunizado, graças a Deus”.
Natali da Silva Rodrigues, mãe do Nicolas Gael (1 ano e 5 meses), revelou que foi no mês passado na Central levar o filho para tomar uma vacina do calendário infantil e soube, na ocasião, que já estava disponível a da Covid-19 para ele. “Então, naquele dia ele tomou a primeira dose e hoje vai tomar a segunda. É muito bom e gratificante saber que, além da gente, ele também já está sendo imunizado, está livre do maior perigo”, enfatizou, aliviada.
Vacinação 12+
Aparecida também recebeu remessa da vacina Pfizer para o público acima de 12 anos. Foram 7.020 novas doses. A imunização de adolescentes e adultos segue em 32 postos.