COVID aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames em 55%, afirma um novo estudo.

Pesquisadores americanos descobriram que as pessoas infectadas com o vírus tinham uma chance maior de desenvolver doenças cardíacas mortais.

Eles também eram mais propensos a ter outros problemas cardíacos, incluindo batimentos cardíacos irregulares e miocardite – quando o músculo fica inflamado.

O professor Andrew Marks, da Universidade de Columbia em Nova York , disse: “Quanto mais conscientização você desenvolver sobre aspectos específicos de uma doença, maior a probabilidade de melhorar o atendimento aos pacientes. 

“E os médicos devem estar atentos às alterações cardíacas relacionadas às infecções por Covid-19 e devem procurá-las.

“Queremos realmente descobrir o que está causando a doença cardíaca e como corrigi-la.”

Os dados mais recentes mostram que as infecções por Covid aumentaram um quinto, para 1,1 milhão, em qualquer dia da semana até 7 de fevereiro.

Embora a imunidade da vacinação e da infecção natural signifique que menos pessoas sofrem de Covid grave, as hospitalizações ultrapassaram 900 em 13 de fevereiro e continuam aumentando.

Os especialistas há muito temem que o vírus possa causar problemas no coração, com estudos mostrando que ele pode fazer com que o próprio sistema imunológico do corpo ataque células saudáveis ​​no músculo.

Pacientes com Covid grave também recebem menos oxigênio na corrente sanguínea, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo e com risco de insuficiência cardíaca.

O estudo mais recente está programado para ser apresentado na 67ª Reunião Anual da Sociedade Biofísica em San Diego, Califórnia , na segunda-feira.

Os pesquisadores estudaram o tecido cardíaco em pacientes com Covid que morreram com o vírus.

Os corações dos pacientes apresentavam níveis mais altos de inflamação e níveis instáveis ​​de cálcio, necessários para permitir a contração do músculo.

Quando o coração tem muito pouco cálcio, pode causar insuficiência cardíaca e batimentos cardíacos irregulares.

Eles também analisaram ratos infectados com Covid para ver como isso mudou em comparação com aqueles sem o vírus.

Quais são os sintomas da Covid?

Os sintomas do coronavírus em adultos podem incluir:

  • uma temperatura alta ou tremores (calafrios) – uma temperatura alta significa que você sente calor ao tocar no peito ou nas costas (você não precisa medir sua temperatura)
  • uma tosse nova e contínua – isso significa tossir muito por mais de uma hora, ou 3 ou mais episódios de tosse em 24 horas
  • uma perda ou alteração no sentido do olfato ou paladar
  • falta de ar
  • sentindo-se cansado ou exausto
  • um corpo dolorido
  • uma dor de cabeça
  • dor de garganta
  • um nariz entupido ou escorrendo
  • perda de apetite
  • diarréia
  • sentir-se doente ou estar doente

Fonte: NHS

Eles mediram coágulos sanguíneos, acúmulos de colágeno – sugerindo danos – e também a morte das células cardíacas.

Os camundongos infectados tinham marcadores de cardiomiopatia, uma doença do músculo cardíaco que pode dificultar o bombeamento de sangue para o corpo e levar à insuficiência cardíaca.

A equipe disse que entender o que estava causando os problemas cardíacos em nível molecular ajudaria a criar novos medicamentos sob medida para pacientes com Covid.

Eles acrescentaram que isso ajudaria os governos a orientar as pessoas com maior probabilidade de sofrer problemas cardíacos durante a pandemia. (Fonte: The Sun)