
Com apoio maciço, Adriana Accorsi assume presidência do PT em Goiás e mira fortalecimento para 2026
A deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT) foi eleita, com 95,85% dos votos, a nova presidenta do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores em Goiás. A votação aconteceu no domingo (6/7), durante o Processo de Eleição Direta (PED), e definiu também os novos dirigentes municipais e nacionais da legenda. Adriana substituirá a vereadora Kátia Maria, que estava à frente do partido no estado.
Com mais de 6.300 votos, Adriana assume com a missão de ampliar o protagonismo do PT em Goiás, tanto na disputa eleitoral de 2026 quanto no fortalecimento da presença da legenda em diferentes regiões do estado. “Queremos reeleger o presidente Lula e ampliar nossas bancadas. E, claro, preparar o PT para ser protagonista nas próximas eleições estaduais”, afirmou.
Estratégia para 2026 e defesa da justiça fiscal
Entre os compromissos da nova gestão, está a articulação de uma possível candidatura própria ao governo de Goiás. Embora o partido ainda não tenha oficializado um nome, Adriana é frequentemente mencionada em pesquisas de intenção de voto e é considerada um dos principais quadros da legenda.
Ela também destacou como prioridade a divulgação das propostas do governo federal, como a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. “Isso é justiça fiscal. Vamos também defender o aumento da taxação sobre os bilionários, bancos e plataformas de apostas, que tanto prejudicam as famílias brasileiras”, pontuou.
Unidade partidária e democracia interna
A vitória de Adriana Accorsi foi construída com o apoio de diversas tendências internas e de nomes de peso do PT goiano. A chapa União e Esperança recebeu apoio dos deputados Rubens Otoni, Bia de Lima, Antônio Gomide e Mauro Rubem, além de vereadores e prefeitos do partido em municípios estratégicos.
“O PED é um momento muito importante de debate democrático e mobilização da militância. Essa eleição mostra que o PT está unido e pronto para os desafios que vêm pela frente”, destacou Adriana.
Diretório nacional e municipal
No mesmo processo, o ex-ministro Edinho Silva foi eleito presidente nacional do PT e a professora Neyde Aparecida foi reeleita para o diretório municipal de Goiânia. A eleição reafirma a paridade de gênero e a inclusão de jovens e pessoas negras nos espaços de decisão do partido.
Com uma nova liderança no estado e sintonia com o diretório nacional, o PT em Goiás se prepara para ampliar sua presença nas cidades, fortalecer sua base social e participar ativamente da construção de políticas públicas voltadas à justiça social e à democracia.
A posse da nova direção será realizada nas próximas semanas e marcará o início de uma nova etapa de organização e mobilização da legenda no estado.