Polícia Militar e Prefeitura de Aparecida apreendem mais de meia tonelada de carne imprópria para consumo

Aparecida de Goiânia (GO) – Em uma ação conjunta realizada nesta quinta-feira (1º), a Polícia Militar, por meio do 45º Batalhão, em parceria com a Vigilância Sanitária e auditores fiscais da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, apreendeu 570 quilos de carnes impróprias para o consumo humano em uma casa de carnes no Setor Garavelo.

A operação é um desdobramento da fiscalização iniciada com a interdição de uma fábrica clandestina de processamento de carnes, localizada no mesmo bairro, no dia anterior. De acordo com os agentes, a nova ação revelou diversas irregularidades sanitárias e estruturais, que colocavam em risco a saúde dos consumidores.

Entre os problemas constatados pelos fiscais estavam o uso de aditivos e conservantes proibidos, além do armazenamento inadequado, com peças de carne mantidas em contato direto com o piso da câmara fria. Também foram identificadas falhas graves nas instalações físicas do local, como a existência de banheiros próximos à área de corte e manipulação dos alimentos.

Destino das carnes apreendidas

Segundo a Vigilância Sanitária, todos os produtos considerados impróprios foram descartados de forma segura em aterros sanitários, conforme protocolo estabelecido para casos de contaminação e risco à saúde pública. A Agrodefesa (Agência Goiana de Defesa Agropecuária), que já havia atuado na operação anterior, também acompanhou o processo de inutilização das carnes apreendidas.

A prefeitura informou que ações de fiscalização serão intensificadas em estabelecimentos comerciais de alimentos no município. A Polícia Militar reforçou o compromisso de coibir práticas ilegais que comprometam a segurança alimentar da população.

A casa de carnes interditada será investigada por crime contra a saúde pública, e os responsáveis podem responder civil e criminalmente pelas infrações sanitárias.