Polícia Civil deflagra segunda fase da operação Usurpadores e prende membros de associação criminosa em Goiânia
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes, deflagrou, na última quinta-feira (12), a segunda fase da operação Usurpadores. A ação visou o cumprimento de cinco mandados de prisão em Goiânia, tendo como alvos membros de uma associação criminosa especializada em fraudes envolvendo documentos falsos.
Os criminosos, utilizando-se de artifícios e documentos fraudados, se passavam por vítimas residentes em Goiás, Ceará e no Distrito Federal. Com essas identidades, adquiriram veículos automotores, abriram contas bancárias e solicitaram empréstimos, configurando crimes como estelionato (art. 171), associação criminosa (art. 288) e continuidade delitiva (art. 71) previstos no Código Penal.
A investigação revelou que alguns dos envolvidos já possuíam antecedentes criminais pelo mesmo tipo de fraude. A associação criminosa utilizava documentação falsa para abrir contas e solicitar empréstimos bancários, além de financiar veículos que eram utilizados pelos próprios membros ou revendidos a terceiros, prática conhecida como “Golpe do Carro Finan”.
A operação continua com o objetivo de desmantelar totalmente a quadrilha e impedir novas fraudes.