Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Ouro de Tolo contra organização criminosa de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), com apoio da Polícia Civil do Pará, realizou a segunda fase da Operação Ouro de Tolo, voltada ao combate a uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de capitais. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Eldorado dos Carajás/PA.
A investigação teve início em 2019, pelo Grupo de Repressão a Narcóticos (GENARC) de Trindade – 16ª DRP, e desvendou não apenas os líderes do grupo criminoso, como também o núcleo financeiro composto por 11 empresas que lavavam os recursos obtidos com o tráfico de drogas. Estima-se que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 300 milhões em atividades ilícitas em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Além disso, foram identificados três aviões pertencentes à organização, registrados em nome de laranjas.
A segunda fase da operação visa coletar novos elementos para a conclusão das investigações, especialmente em relação a indivíduos e empresas que surgiram após a primeira fase da operação, deflagrada em agosto de 2022. Naquela ocasião, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná e São Paulo, em ação coordenada pelo GENARC de Trindade.