Vídeo captura edifício desabando após outro terremoto atingir a Turquia
OSMANIYE, Turquia, 27 de fevereiro – Um terremoto sacudiu o sudeste da Turquia na segunda-feira, matando uma pessoa, ferindo 110 e causando o desabamento de 29 edifícios, disseram autoridades turcas, desencadeando um trabalho frenético para resgatar várias pessoas que se acredita estarem presas nos escombros.
O tremor secundário mais recente, com magnitude de 3,4 e profundidade de 3,8 milhas, ocorreu três semanas após um grande terremoto que matou mais de 50.000 pessoas na Turquia e na Síria.
Uma equipe de resgate resgatou um homem vivo, amarrado a uma maca, dos escombros de um prédio na província de Malatya, mostraram imagens ao vivo da emissora CNN Turk.
Um pouco depois, mostrou uma mulher, supostamente filha do homem, resgatada do mesmo prédio. Eles teriam entrado no prédio danificado para recuperar pertences deixados lá após o primeiro terremoto, três semanas atrás.
Em um prédio, onde se acreditava que três pessoas estavam presas, uma equipe pedia silêncio intermitentemente enquanto ouvia sons de vida lá dentro.
Yunus Sezer, chefe da Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), disse em entrevista coletiva que equipes de busca e resgate foram enviadas para cinco prédios.
Houve quatro novos terremotos na região nas últimas três semanas, bem como 45 tremores secundários com magnitudes entre cinco e seis, disse o diretor geral de terremotos e redução de riscos da AFAD, Orhan Tatar.
“Esta é uma atividade muito extraordinária”, disse Tatar.
Os terremotos ocorreram meses antes das eleições presidenciais e parlamentares, marcadas para junho, que representam o maior desafio político para o presidente Tayyip Erdogan em suas duas décadas de governo.
Em uma coletiva de imprensa em Adiyaman na segunda-feira, uma das províncias mais atingidas pelo terremoto de 6 de fevereiro, Erdogan reconheceu as deficiências da resposta de seu governo ao desastre.
“Nos primeiros dias, não conseguimos realizar o trabalho com a eficiência que queríamos em Adiyaman, por motivos como o impacto destrutivo dos tremores, clima adverso e desafios devido à infraestrutura danificada”, disse Erdogan, pedindo a compreensão dos residentes de Adiyaman.
Ele reafirmou a promessa de reconstruir as casas rapidamente, dizendo que a construção de 309.000 casas deve começar após a conclusão do trabalho preliminar.
Em março e abril, a construção de outras 234.000 residências começará, além de infraestrutura, centros médicos e parques, acrescentou.
Uma delegação do Alto Conselho Eleitoral da Turquia estava programada para visitar a zona do terremoto na segunda-feira para começar a reunir material para um relatório sobre a viabilidade de realizar eleições na região.
A Turquia prendeu 184 pessoas suspeitas de cumplicidade no desabamento de edifícios nos terremotos deste mês e as investigações estão se ampliando, disse um ministro no sábado.
No domingo, a AFAD anunciou que o número de mortos no terremoto devastador de três semanas havia subido para 44.374.
O número total de mortes na Turquia e na vizinha Síria ultrapassa 50.000.
Mais de 160.000 edifícios contendo 520.000 apartamentos desabaram ou foram severamente danificados na Turquia pelo desastre, o pior da história moderna do país.
Espera-se que os terremotos tenham um profundo impacto psicológico, com crianças particularmente vulneráveis.
Após o último tremor, a AFAD emitiu um novo aviso no Twitter dizendo às pessoas para não entrar ou mesmo ficar perto de prédios danificados na zona do terremoto. (Fonte: Ny Post)
https://nypost.com/2023/02/27/building-collapses-after-another-earthquake-hits-turkey/
Osmaniye'de, Kahramanmaraş'ta meydana gelen ikinci deprem esnasında 2. kattaki dairenin perdesini çeken vatandaşın olduğu binanın yıkıldığı anlar kameralara yansıdı pic.twitter.com/04RvlhnSQG
— ENSONHABER (@ensonhaber) February 26, 2023