Um milagre em meio à tragédia

Um vídeo dramático capturou o momento em que dois sobreviventes de um acidente mortal de helicóptero policial na Flórida saíram dos destroços e subiram em um telhado enquanto a fumaça subia atrás deles.

A filmagem em Pompano Beach mostra equipes de resgate apoiando uma escada na lateral do prédio enquanto o piloto Daron Roche, 37, e o bombeiro paramédico Mikael Chaguaceda, 31, emergem no telhado e descem.

“Parabéns, amigo! Deus te ama, cara!” ouve-se uma mulher gritando no clipe, que foi filmado pelo espectador Jared Liverpool e obtido pela CBS Miami. “Uau! Vimos aquela coisa no ar!”

Liverpool exclama: “Isso me surpreendeu!”

Duas pessoas morreram no desastre de segunda-feira de manhã – o bombeiro do Gabinete do Xerife do Condado de Broward, Capitão Terryson Jackson, 50, que ficou preso no helicóptero em chamas, e uma espectadora.

O Airbus EC-135-T1 que transportava Jackson e os dois tripulantes estava a caminho de uma escala em North Lauderdale quando caiu. Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas, disseram autoridades.

“Meu coração estava acelerado, havia muita coisa acontecendo no momento. Eu simplesmente senti muitas emoções. Eu estava com medo, nervoso”, disse Liverpool à CBS Miami.

“Surpreendentemente, os dois homens uniformizados não pareciam ter nenhum ferimento. Um deles disse que provavelmente suas costelas estavam quebradas, mas pareciam bem”, disse ele.

“Eles tiveram um pouco de dificuldade para subir no telhado, mas desceram, um policial perguntou se estavam bem, se precisavam de ajuda. Eles foram levados ao hospital em boas condições”, acrescentou Liverpool.

O vizinho disse que estava grato por o helicóptero não ter atingido sua casa.

“Moro perto do Pompano Beach Airpark e estou acostumado com aviões voando muito baixo. Nunca vi nada assim antes”, disse ele à agência de notícias.

O helicóptero colidiu com o prédio por volta das 8h45 na área da North Dixie Highway e Atlantic Boulevard, ao sul do Airpark, que é conhecido por sua base Goodyear Blimp.

Jackson “tipificou o que significava ser um irmão, um bombeiro, ele morreu fazendo o que amava”, disse o xerife do BSO Gregory Tony sobre o veterano de 19 anos.

A moradora Quiana Carter disse que seus dois irmãos, Lorenzo Snell e Terran Vandevier, estavam no prédio quando o helicóptero caiu.

“Eles estavam acordando, um estava dormindo e o outro se preparando para o trabalho e ouviram a comoção”, disse ela à CBS Miami.

“As coisas caíram sobre ele e, enquanto ele tentava chegar até meu outro irmão de alguma forma, ele conseguiu chegar a uma janela e chegar ao outro lado do estacionamento e foi então que o avião explodiu”, disse Carter.

Snell tentou salvar o médico preso, disse ela ao canal.

“Ele disse que o helicóptero estava bem ali, a hélice estava lá e ele simplesmente não conseguia alcançá-lo”, disse Carter depois de visitar seu irmão no Broward Health North, em Pompano Beach.

As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades estaduais e federais.

Um milagre

A sobrevivência de Roche e Chaguaceda foi um verdadeiro milagre. Eles estavam a bordo de um helicóptero que caiu e explodiu, e ainda assim saíram ilesos.

É possível que eles tenham sido protegidos por suas roupas de proteção, que podem ter ajudado a amortecer o impacto do acidente. Também é possível que eles tenham caído em uma área onde havia grama ou outro terreno macio, o que pode ter amortecido o impacto.

Independentemente da causa, a sobrevivência de Roche e Chaguaceda é uma prova da força humana e da vontade de viver. Eles são um lembrete de que, mesmo nos momentos mais sombrios, há sempre esperança.

Uma tragédia

A morte de Jackson foi uma tragédia. Ele era um bombeiro experiente e dedicado que morreu fazendo o que amava.

A morte da espectadora também foi uma tragédia. Ela era uma pessoa inocente que estava simplesmente passando pela rua quando o acidente aconteceu.

Essas duas mortes são um lembrete de que a vida é frágil e que devemos aproveitar cada momento.