Toureiro morre após ser chifrado por touro durante festival na Colômbia
Um vídeo chocante registrou o momento em que o toureiro Yovanis Márquez, de 35 anos, foi mortalmente ferido por um touro durante o tradicional festival de “corraleja” na cidade de Fundación, na região de Magdalena, norte da Colômbia, no último sábado (9).
Nas imagens, Márquez tenta pular sobre o animal, mas não consegue completar o salto e é atingido várias vezes pelos chifres. O público grita em pânico enquanto ele é arremessado ao ar. Em seguida, o toureiro é ajudado a se levantar e retirado da arena, mas, segundo a imprensa local, morreu pouco depois devido à gravidade dos ferimentos.
Testemunhas relataram que, apesar de se levantar inicialmente, ele sangrava intensamente e caiu no chão segundos depois. Márquez foi levado a um hospital próximo, mas não resistiu.
O grupo de defesa dos animais Plataforma ALTO, que divulgou o vídeo, afirmou que o touro já estava ferido e agiu em legítima defesa. “O homem faleceu após ser chifrado por um touro ferido, durante as ‘festividades’ do município”, destacou a entidade.
As corralejas são eventos populares em algumas regiões da Colômbia, onde toureiros e voluntários enfrentam touros diante de grandes plateias. Apesar de sua tradição, essas práticas têm sido cada vez mais criticadas por serem vistas como atos de crueldade animal e por colocarem em risco a vida dos participantes.
Em 2023, o parlamento colombiano aprovou uma lei que proíbe as touradas no país, mas a medida só entrará em vigor totalmente em 2027.