SpaceX lança satélite
Um foguete SpaceX Falcon 9 lançou com sucesso um satélite de 9.000 libras em órbita na noite de segunda-feira da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
O primeiro estágio do foguete reutilizável pousou no droneship Just Read the Instructions no Oceano Atlântico cerca de oito minutos após a decolagem, marcando a 170ª recuperação da SpaceX de um foguete de classe orbital.
O primeiro estágio do foguete Falcon 9 na missão de segunda-feira foi usado anteriormente em três lançamentos Stalink, SES-22 e na Missão 1 HAKUTO-R da ispace.
O satélite Amazonas Nexus da Hispasat foi implantado cerca de 36 minutos após o lançamento.
A empresa espanhola adianta que o satélite cobrirá “todo o continente americano, a Gronelândia e os corredores do Atlântico Norte e Sul e estará focado em serviços de conectividade em zonas remotas e em ambientes de mobilidade aérea e marítima”.
A SpaceX contrata empresas privadas como a Hispasat para transportar cargas ao espaço e também realiza missões para a Força Espacial dos EUA e outras agências governamentais.
O Falcon 9, que foi usado na segunda-feira, é o principal foguete reutilizável da empresa. O Falcon Heavy, que é essencialmente três Falcon 9s amarrados juntos, é implantado para cargas mais pesadas. (Fonte: Ny Post)
Falcon 9’s first stage has landed on the Just Read the Instructions droneship pic.twitter.com/pULkVL0dYi
— SpaceX (@SpaceX) February 7, 2023