Seis pessoas mortas no tiroteio em Highland Park em julho são identificadas enquanto o número de mortos sobe para OITO
Seis das oito pessoas mortas no massacre de 4 de julho de Highland Park foram identificadas pelas autoridades na terça-feira.
As vítimas incluem Steve Straus, 88; Katherine Baldstein, 64; Jacki Sondheim, 63; Nicolau Toledo Saragoça, 78; e marido e mulher Irina e Kevin McCarthy, 35 e 37.
Os McCarthys deixam para trás um filho de dois anos, Aiden, que foi encontrado vagando sozinho após o tiroteio.
O número de mortos subiu para oito depois que um dos 47 feridos morreu no hospital na terça-feira e outro na quarta-feira, um dia depois de Robert Crimo, de 22 anos, abrir fogo no desfile em Highland Park, uma cidade suburbana abastada ao norte de Chicago. A contagem de feridos agora é de 47.
A divulgação dos nomes da maioria das vítimas ocorre depois que um médico que correu para a carnificina descreveu as vítimas do tiroteio como sendo ‘explodidas’ pela arma de alta potência do agressor.
Dr. David Baum, um obstetra de longa data em Highland Park, estava participando do desfile com sua esposa e filhos para ver seu neto de dois anos participar. Quando os tiros ecoaram e outros fugiram, ele correu para a briga para tentar ajudar as vítimas.
Em uma entrevista à CNN , Baum descreveu ter visto vítimas com ferimentos em ‘tempo de guerra’ e ‘indescritíveis’.
O atirador, Robert ‘Bobby’ Crimo, 22, foi preso e aguarda acusações.
Ele começou a atirar com uma arma do tipo AR-15 logo após as 10h, de um telhado ao longo da rota do desfile. A polícia disse na terça-feira que Crimo se vestiu de mulher para se disfarçar e facilmente se misturou à multidão de transeuntes em pânico, fugindo da aplicação da lei.
Ele acabou sendo preso cerca de oito horas após o tiroteio.
Um vídeo feito por um jornalista do Sun-Times após o tiroteio mostra uma banda em um carro alegórico continuando a tocar enquanto as pessoas passam correndo, gritando. Uma foto postada nas redes sociais parecia mostrar poças de sangue perto de cadeiras viradas no centro de Highland Park.
Miles Zaremsky, que mora no bairro desde a década de 1960, disse que testemunhou a ‘carnificina’.
‘A multidão começou a debandar. Eu nunca tinha visto isso antes. Eu vi sangue nos corpos das pessoas. Duas ou três pessoas pareciam mortas para mim. Foi absolutamente nojento e angustiante e eu estava com dor de estômago.’
‘Eu vi um garotinho [coberto de sangue] nos braços de seus pais que parecia [pálido]. Eles estavam gritando por médicos… É surreal, parece saído de uma ficção científica, mas é real.’
Gina Troiani e seu filho estavam alinhados com sua turma da creche pronta para entrar na rota do desfile quando ela ouviu um som alto que ela acreditava ser fogos de artifício – até ouvir as pessoas gritarem sobre um atirador.
“Nós apenas começamos a correr na direção oposta”, disse ela à Associated Press.
Seu filho de cinco anos estava andando de bicicleta decorada com fitas vermelhas e azuis. Ele e outras crianças do grupo seguravam pequenas bandeiras americanas.
A cidade disse em seu site que as festividades deveriam incluir uma bicicleta infantil e um desfile de animais de estimação. Troiani disse que empurrou a bicicleta do filho, correndo pela vizinhança para voltar ao carro.
Em um vídeo que ela gravou em seu telefone, algumas das crianças estão visivelmente assustadas com o barulho alto e correm para o lado da estrada enquanto uma sirene toca nas proximidades.
“Foi apenas uma espécie de caos”, disse ela. “Houve pessoas que se separaram de suas famílias, procurando por eles. Outros simplesmente largaram suas carroças, pegaram seus filhos e começaram a correr.
Matt Phillip, diretor de uma sala de degustação na Lynfred Winery, disse que ouviu ‘o que parecia fogos de artifício’ antes de ver as pessoas ‘correndo pela rua’.
‘Nós abrimos nossas portas para que eles pudessem procurar abrigo em nossas instalações ou sair pela porta dos fundos.’
Ele disse que cerca de 30 pessoas se abrigaram na loja por aproximadamente 15 minutos.
O governador de Illinois, JB Pritzker, disse em um tweet que está ‘monitorando de perto a situação em Highland Park’ e que a Polícia Estadual de Illinois está ajudando. O ISP disse em um e-mail que estava auxiliando na resposta a um atirador ativo relatado por volta das 10h24.
O Gabinete do Xerife do Condado de Lake disse no Twitter que está ajudando a Polícia de Highland Park ‘com um tiroteio na área da rota do desfile do Dia da Independência’.
O escritório do xerife orientou um repórter da AP a entrar em contato com a polícia de Highland Park. O Departamento de Polícia disse que ninguém estava imediatamente disponível para comentar.
Debbie Glickman, moradora de Highland Park, disse que estava em um carro alegórico com colegas de trabalho e que o grupo estava se preparando para entrar na rota principal quando viu pessoas fugindo da área.
“As pessoas começaram a dizer: ‘Há um atirador, há um atirador, há um atirador'”, disse Glickman à Associated Press. — Então nós apenas corremos. Nós apenas corremos. É como um caos em massa lá embaixo.
Ela não ouviu nenhum barulho ou viu alguém que parecia estar ferido.
“Estou tão apavorada”, disse ela. ‘É tão triste.’
Fonte: dailymail