Rússia diz que ainda não há acordos sobre troca por Brittney Griner e Paul Whelan
A Rússia disse na quinta-feira que nenhum acordo foi alcançado em qualquer troca de prisioneiros com os EUA um dia depois que surgiram relatos de que Washington havia proposto enviar de volta o notório traficante de armas Viktor Bout para garantir a libertação da estrela da WNBA Brittney Griner e do ex-fuzileiro naval Paul Whelan.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que “até agora não há acordos nesta área”. segundo a Reuters .
Enquanto isso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, indicou que o presidente Biden e seu colega russo, Vladimir Putin, discutiram uma troca antes da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro.
“A questão da troca mútua de cidadãos russos e americanos detidos no território dos dois países foi discutida em um momento pelos presidentes da Rússia e dos Estados Unidos”, disse ela.
“Eles deram instruções às estruturas autorizadas relevantes para realizar as negociações. Estas estão a ser conduzidas pelos departamentos competentes. Um resultado concreto ainda não foi alcançado.”
Griner foi presa no Aeroporto Internacional Sheremetyevo, nos arredores de Moscou, em 17 de fevereiro, depois que cartuchos de vape contendo óleo de cannabis foram encontrados em sua bagagem. Ela se declarou culpada das acusações de drogas no início deste mês, mas insistiu em uma audiência no tribunal na quarta-feira que não pretendia trazer os cartuchos para o país.
Sua advogada, Maria Blagovolina, observou que qualquer troca de prisioneiros entre a Rússia e os EUA só seria possível “após um veredicto do tribunal”. A próxima audiência de Griner está marcada para 2 de agosto.
Whelan está cumprindo uma sentença de 16 anos de prisão depois de ser preso em Moscou por acusações de espionagem em 2018.
A CNN informou inicialmente na quarta-feira que o governo Biden havia proposto negociar Bout, conhecido como o “Mercador da Morte”, por Griner e Whelan. O secretário de Estado Antony Blinken confirmou que uma “proposta substancial” foi feita à Rússia, mas se recusou a dizer se Bout estava envolvido no possível acordo.
Blinken disse a repórteres que planejava discutir uma possível troca de prisioneiros com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, quando os dois falarem novamente, no que seria sua primeira conversa desde a invasão.
Na quinta-feira, Peskov pareceu criticar Blinken e outras autoridades dos EUA por divulgar publicamente a proposta, dizendo: “Ao discutir esses tópicos, você não realiza ataques de informação”.
Out está cumprindo 25 anos em uma prisão dos EUA depois de ter sido condenado em 2011 por conspiração para matar americanos, fornecer ajuda a uma organização terrorista e outras acusações.
Fonte: Ny Post