Por que as toxinas do descarrilamento do trem em Ohio poderiam representar uma ameaça mortal para os residentes próximos

As toxinas que queimaram nos destroços do descarrilamento de trem em Ohio tinham o potencial de ser mortais se as autoridades não ordenassem evacuações na região , disseram especialistas à ABC News.

Um desastre de qualidade do ar ocorreu na noite de sexta-feira depois que cerca de 50 carros em um trem da Norfolk Southern Railroad viajando de Illinois para a Pensilvânia descarrilou em East Palestine, Ohio. Dez desses carros continham materiais perigosos, cinco dos quais continham cloreto de vinila, um gás incolor altamente volátil produzido para uso comercial.

Um mapa mostra duas áreas que serão afetadas pela queima de produtos químicos de um descarrilamento de trem em East Palestine, Ohio.
Gabinete do Governador de Ohio

Durante dias, grandes nuvens de fumaça contendo cloreto de vinil, fosgênio, cloreto de hidrogênio e outros gases foram emitidas durante uma liberação controlada e queima, levando as autoridades a emitir ordens de evacuação obrigatória em um raio de uma milha do local do acidente.

Embora as liberações controladas tenham sido consideradas de “baixo nível”, a inalação de vapores de cloreto de vinila pode causar tontura, náusea, dor de cabeça, distúrbios visuais, problemas respiratórios e outros problemas relacionados à saúde, Ashok Kumar, professor do departamento da Universidade de Toledo de engenharia civil e ambiental, disse à ABC News.

Além disso, os vapores de cloreto de hidrogênio podem irritar a garganta e causar problemas de pele, enquanto os vapores de fosgênio podem causar constrição no peito e asfixia, disse Kumar.

Carcinógenos de longo prazo, como o cloreto de vinila, também podem causar câncer em órgãos como o fígado, disse Kevin Crist, professor de engenharia química e biomolecular e diretor do Centro de Qualidade do Ar da Universidade de Ohio, à ABC News.

“Inspire-os em concentrações pesadas e é muito ruim para você”, disse Crist. “É como uma névoa ácida. Não é algo que você queira ter em altas concentrações.”

Crist, que trabalhou com a Agência de Proteção Ambiental de Ohio enquanto trabalhava na Comissão de Resposta a Emergências do estado de Ohio sob o ex-governador John Kasich, disse que o estado se prepara tremendamente para esses tipos de acidentes, treinando até mesmo os bombeiros locais para lidar com problemas como derramamentos de produtos químicos.

As autoridades de saúde foram capazes de usar a modelagem de dispersão para ver para que lado os ventos estão soprando e estimar quais serão as concentrações a favor do vento, disse Crist, acrescentando que o maior risco é a inalação.

No entanto, também existe o risco de entrar em contato com as toxinas que ficam incrustadas no solo. As autoridades de saúde coletarão amostras do solo e desenterrarão qualquer parte do solo afetado, uma façanha complicada pelo fato de que grande parte das toxinas foi derramada em uma vala, disse Crist.

Algumas das toxinas derramadas no rio Ohio perto do norte da Virgínia Ocidental, levando as autoridades a interromper a produção de água na área e a transferir para uma fonte alternativa de abastecimento de água, disse o governador da Virgínia Ocidental, Jim Justice, a repórteres durante uma coletiva de imprensa em Quarta-feira.

Justiça enfatizou que “está tudo bem por aqui” devido à ação imediata de órgãos como a Secretaria Estadual de Proteção Ambiental e a Guarda Nacional.

A liberação controlada e a queima ocorreram “conforme planejado”, anunciou o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, na segunda-feira, aconselhando aqueles que vivem a menos de três quilômetros do leste da Palestina a se abrigarem e manterem as janelas e portas fechadas.

Mas a partir de terça-feira, os moradores não foram autorizados a voltar para casa .

É “absolutamente crítico” que as pessoas sigam as ordens de evacuação de qualquer tipo, mas especialmente quando se trata de produtos químicos “altamente tóxicos” que podem ser mortais com altas elevações de exposição, Karen Dannemiller, professora da faculdade de engenharia e faculdade de saúde pública na Ohio State University, disse à ABC News.

“É uma questão de vida ou morte”, disse Dannemiller, “as pessoas devem evacuar conforme ordenado pelas autoridades.” (Fonte: ABC News)