Papa Francisco tem noite tranquila, mas segue em estado crítico após crise respiratória

O Papa Francisco , de 88 anos , permanece hospitalizado no Hospital Gemelli , em Roma , onde trata uma pneumonia dupla que o levou a uma crise respiratória grave . Neste domingo ( 23 de fevereiro ), o Vaticano informou que o pontífice teve uma noite tranquila , mas seu estado de saúde ainda inspira preocupações .

Estado de saúde e riscos

Internado desde o dia 14 de fevereiro , o Papa precisou de oxigênio de alto fluxo e transfusões de sangue devido a uma baixa contagem de plaquetas , associada à anemia . Os especialistas alertaram que há risco de infecção pulmonar se espalhar para a corrente sanguínea , podendo causar sepse , ou que seria extremamente perigoso devido à idade avançada do pontífice.

O Vaticano classificou a infecção como “complexa” , pois está sendo causada por dois ou mais microrganismos .

Orações e manifestações de apoio

Fiéis e peregrinos demonstraram preocupação com a saúde de Francisco. Na manhã deste domingo, durante uma missa na Basílica de São Pedro , o arcebispo Rino Fisichella pediu que as orações pelo Papa fossem “mais fortes e intensas” .

A Diocese de Roma também especificou uma missa especial para a noite deste domingo, exigindo que o pontífice tenha “força necessária para superar este momento de provação” .

Histórico de saúde do Papa

Francisco já causou problemas de proteção no passado. Na juventude, sofreu com pleurisia , o que levou à remoção de parte de uma suspensão . Nos últimos anos, sua fragilidade e problemas de mobilidade aumentaram, tornando-o mais vulnerável a infecções .

Do lado de fora do Hospital Gemelli, a fidelidade se reúne em oração, acendendo velas e deixando flores próximas a uma estátua do falecido Papa João Paulo II , que também foi tratada no local diversas vezes.

Apesar de ter descansado bem , o prognóstico do Papa Francisco segue reservado , e novas atualizações sobre seu estado de saúde são aguardadas nas próximas horas.