Os anúncios do Super Bowl usam nostalgia, poder das estrelas e risadas leves
NOVA YORK (AP) – Fora do campo no Super Bowl, mais de 50 profissionais de marketing estão tendo uma batalha própria.
Eles estão tentando alcançar os mais de 100 milhões de pessoas sintonizadas na transmissão da Fox. É uma proposta cara: os anúncios podem custar até US$ 7 milhões por 30 segundos.
Eles usaram humor leve, muitos animais fofos e muitas celebridades para tentar conquistar os mais de 100 milhões de telespectadores que sintonizam a cada ano. Foi um ano de mudança para o Super Bowl, já que outros anúncios de álcool foram autorizados a ir ao ar depois que a Anheuser-Bush desistiu de seu acordo de exclusividade e o patrocinador do show do intervalo mudou da Pepsi para a música da Apple depois de uma década.
“Este foi um ano caloroso e confuso, onde rostos familiares estiveram muito mais presentes do que temas controversos ou humor contundente”, disse o CEO da Brand Federation Kelly O’Keefe.
Muitos dos anúncios foram lançados antecipadamente, mas ainda havia algumas surpresas reservadas para os telespectadores. Em seu primeiro anúncio no Super Bowl, o Dunkin’ Donuts recrutou o superfã Ben Affleck e sua esposa Jennifer Lopez .
No anúncio, Affleck comanda o estande drive-through em um Dunkin ‘Donuts em Medford, Massachusetts, com sotaque de Boston e choca os clientes. Lopez entra no drive-through e pergunta o que ele está fazendo. “Você está me envergonhando na frente dos meus amigos”, diz ele. “Pegue um vidrado para mim”, ela exige. Affleck tem uma longa associação com a marca e costuma ser visto carregando bebidas Dunkin ‘Donuts em fotos de paparazzi. Ele também dirigiu o anúncio.
A GM e a Netflix recrutaram Will Ferrell para divulgar seu acordo para mostrar mais veículos elétricos nos programas da Netflix . O anúncio da Bud Light mostrava Miles Teller e sua esposa Keleigh e o cachorro Bugsy, que dançam ao som de uma música. Melissa McCarthy canta um jingle para Booking.com, e Adam Driver faz múltiplos de si mesmo para Squarespace. A Pepsi Zero Sugar contratou Ben Stiller e Steve Martin. Avocados From Mexico recruta Anna Faris para um dos poucos anúncios ligeiramente picantes deste ano que prevê um presente onde todos estão nus – incluindo a Estátua da Liberdade. A estrela do tênis Serena Williams estrela dois anúncios: um para Michelob Ultra e outro para Remy Martin. T-Mobile recrutou Bradley Cooper e sua mãepara estrelar um anúncio cheio de erros de gravação.
Uma estrela incomum: um grupo de doadores comprou dois anúncios para apresentar Jesus em uma campanha chamada “Ele nos pega”.
FESTA DA NOSTALGIA
Muitos profissionais de marketing tentaram capitalizar propriedades populares de TV e filmes. Este ano, o site de compras online Rakuten contratou Alicia Silverstone e Elisa Donovan para recriar uma cena da comédia romântica dos anos 90 “Clueless”. A Popcorners, uma marca de salgadinhos da Frito-Lay, trouxe de volta “Breaking Bad”, que foi ao ar pela primeira vez em 2008, com as estrelas Bryan Cranston e Aaron Paul.
Outros anunciantes tentando capitalizar sobre o conteúdo favorito de anos anteriores: o anúncio da T-Mobile mostrava John Travolta cantando uma versão doméstica da T-Mobile para internet de “Summer Nights” de “Grease” com as estrelas de “Scrubs” Donald Faison e Zach Braff. A Michelob Ultra evocou “Caddyshack” definindo seu anúncio no Bushwood Country Club que está no filme.
HUMOR LEVE
Quem não usa celebridades optou pelo humor. Kia mostrou um pai em uma missão épica para pegar o “binky” esquecido de seu filho. E a E(asterisk)Trade trouxe de volta seus famosos bebês falantes : desta vez, eles vão a um casamento. O anúncio de Ram foi um pouco picante e zombou dos anúncios de disfunção erétil, fazendo com que os casais falassem sobre “eletrificação prematura”. Charles Taylor, professor da Villanova University, disse que essa abordagem pode funcionar.
“Dada a virada que o Super Bowl tirou dos apelos sexuais ou do humor na última década, isso fará com que o anúncio se destaque e gere buzz”, disse Taylor. “Embora eles corram o risco de ofender alguns consumidores, acho que o anúncio será bem lembrado e, principalmente, bem recebido.”
ANIMAIS FOFOS
Não é um Super Bowl sem animais fofos – principalmente cachorros.
A Jeep encheu um bando de animais, incluindo suricatos, uma abelha, um urso, uma cabra e muitos outros, em seu anúncio que mostra os animais dançando ao som de uma música que emana de um Jeep 4xe. O serviço de assinatura de comida de cachorro chamado The Farmer’s Dog mostrou uma história comovente de uma menina envelhecendo com seu cachorro .
Outros anúncios apresentam cães ao lado de celebridades: o anúncio da Skechers mostra Snoop Dogg barbeando um poodle ; Pringles mostra Meghan Trainor abraçando seu cachorro e Pepsi Zero Sugar mostra Steve Martin como um veterinário operando um cachorro. (Fonte: Ap news)