O surfista profissional Mikala Jones morre após um estranho acidente na água que cortou sua artéria

A estrela do surf havaiano Mikala Jones sangrou até a morte depois de cortar uma artéria na virilha enquanto pegava uma onda na Indonésia neste fim de semana.

Jones, um homem de 44 anos, casado e pai de três filhos, se envolveu em um acidente de surf nas Ilhas Mentawai no domingo.

Jones estava hospedado no Awera Resort com sua família, quando por volta das 9h15 ele provavelmente empalou a virilha esquerda na barbatana da prancha, sofrendo um corte de 4 polegadas de comprimento, de acordo com o site de surfe Surfline, citando relatórios oficiais .

Embora as circunstâncias exatas da morte de Jones permaneçam incertas, pessoas próximas a Jones escreveram nas redes sociais que ele morreu após cortar a artéria femoral, levando a uma grande perda de sangue.

“Os detalhes são um pouco incompletos, mas parece que ele foi atingido por sua prancha, cortou uma artéria principal e isso é tudo que sei”, escreveu Brian Bielmann, fotógrafo e amigo de Jones, no Facebook.

Jones era mais conhecido no Havaí por surfar em tubo, o que envolve surfar dentro do barril de uma onda quebrando.

Mikala Jones
O surfista profissional Mikala Jones, 44, morreu devido a perda de sangue após um acidente de surf na Indonésia no domingo.
Mikala Jones / Instagram

O nativo do Havaí estava documentando suas aventuras em vídeos impressionantes da GoPro, o que levou a Surfline a chamá-lo de “um dos surfistas mais fotogênicos do século 21”.

A filha de Jones, Isabella Jones, confirmou a trágica morte de seu pai no Instagram.

“Não tenho certeza de como colocar isso em palavras, mas meu pai sofreu um grave acidente de surf e não resistiu”, escreveu ela em um post no domingo. “Estou [sic] feliz por ele estar fazendo o que mais ama.

Mikala Jones com a filha Isabella quando criança
A filha de Jones, Isabella, confirmou a morte repentina de seu pai em um post comovente no Instagram.
Isabella Lokelani Jones / Instagram

A filha perturbada também compartilhou fotos comoventes de si mesma quando criança surfando com o pai, escrevendo que estava “descrente” e que a morte prematura de Jones “não parece real”.  

“Eu te amo muito pai e gostaria de poder te dar um último abraço”, acrescentou ela. “Eu gostaria de poder dizer novamente o quanto eu te amo e obrigado por ser o melhor pai.”

A notícia do acidente fatal de surfe de Jones foi recebida com uma enxurrada de homenagens de membros da comunidade mundial do surf.

Mikala Jones dos EUA se vira durante o Panasonic Shockwave US Open no Huntington Pier em Huntington Beach, Califórnia, em julho de 2000
O nativo do Havaí de 44 anos supostamente empalou sua virilha na barbatana de sua prancha, cortando sua artéria femoral.
Getty Images

O tricampeão mundial de surfe Mick Fanning compartilhou uma foto dele e de Jones juntos no Instagram, escrevendo que se sentia “despedaçado”.

“Mikala, você era único. Engraçado, maduro, um explorador, um pioneiro, mas acima de tudo marido e pai amoroso”, escreveu Fanning. “Vou sentir falta do seu senso de humor e frases clássicas. Amo como você sempre manteve isso real, mas foi um verdadeiro embaixador de aloha.

Mikala Jones surfando dentro de uma onda quebrando
Jones fez seu nome surfando em tubos e documentando suas aventuras em vídeos GoPro.
Mikala Jones / Instagram
A T&C Surf designs, uma empresa de pranchas de surf no Havaí, também prestou homenagem a Jones no Facebook, relembrando seu “comportamento tranquilo e sorriso fácil”.

“Sua paixão por barris profundos e seu insaciável desejo de viajar o levaram a explorar pontos além para se aprofundar ainda mais”, dizia o post. “Mikala compartilhou a experiência com suas incríveis imagens de ponto de vista, permitindo que muitos de nós compartilhassem o sentimento, embora não tivéssemos o domínio de andar de tubo.”  (Fonte: Ny Post)