O luxuoso ‘trem fantasma’ de 22 carros de Vladimir Putin visto em imagens recém-vazadas – incluindo academia, ‘máquinas antienvelhecimento’
Imagens recém-divulgadas oferecem um vislumbre do luxuoso interior do “trem fantasma” de 22 vagões que o presidente russo Vladimir Putin usa para atravessar seu país com conforto e sigilo.
As características do trem incluem uma academia totalmente equipada ou “vagão de saúde esportiva”, um salão de massagens e cuidados com a pele com “máquinas antienvelhecimento”, uma sauna a vapor com banho turco totalmente equipada, além de quartos exuberantes e vagões-restaurante ornamentados.
Há também uma sala de cinema, vários carros com sistemas de comunicação que permitem a Putin permanecer conectado e informado sobre o mundo exterior o tempo todo, e um carro inteiro com um gerador de energia a diesel.
O trem é fortemente blindado, as portas e janelas são à prova de balas e está abastecido com equipamentos e instalações médicas que salvam vidas.
Detalhes sobre o trem vazaram pelo Dossier Center , um grupo com sede em Londres apoiado pelo crítico do Kremlin e magnata do petróleo russo exilado Mikhail Khodorkovsky, que se dedica a investigar o funcionamento interno da Rússia, segundo a CNN.
O Centro de Dossiê disse que obteve informações privilegiadas sobre o trem de uma fonte da empresa russa Zicron Service, que a companhia ferroviária estatal Russian Railways contratou para equipar um trem para uso do presidente da Rússia.
Os custos de produção do trem custaram ao povo russo cerca de US$ 74 milhões, com manutenções anuais em torno de US$ 15,8 milhões, de acordo com o Dossier Center.
O uso extensivo de trens por Putin há muito tempo é uma questão de registro público, com o próprio Kremlin divulgando imagens dele conduzindo reuniões de estado em salas luxuosamente douradas.
O Kremlin, no entanto, negou que as imagens e detalhes das descobertas do Centro de Dossiê fossem do trem de Putin.
“O presidente Putin não tem um carro desses em seu uso ou propriedade”, disseram autoridades russas à CNN.
Observadores de trens amadores na Rússia há muito suspeitam e documentam a existência do trem fantasma de Putin.
Levando a blogs, os amadores relataram repetidamente ter visto um trem acelerando nos trilhos russos que não estava listado em nenhum horário ou registrado em nenhum banco de dados ferroviário oficial.
Esse trem estava sempre puxando um vagão coberto com uma cúpula branca característica, que supostamente contém as antenas e nós de satélite que mantêm o elaborado sistema de comunicações de Putin conectado.
Insiders dizem que Putin prefere viajar de trem em vez de ar por causa do sigilo e da segurança fornecidos por permanecer no solo.
“O avião, assim que decola, imediatamente cruza o radar de vôo”, disse Gleb Karakulov, ex-membro do Serviço Federal de Segurança encarregado de manter o presidente da Rússia seguro, ao Dossier Center.
“O trem é usado para esconder de alguma forma esses movimentos.”
O trem foi comissionado pela primeira vez em 2014 e teve um aumento considerável no uso à medida que a invasão russa da Ucrânia se desenrolou em 2022.
Dezenas de membros da tripulação estão de plantão 24 horas por dia para operar o trem, disse Karakulov, com cada um deles esperando em quarentena para que Putin possa permanecer a salvo de doenças enquanto estiver a bordo.
“Nossos funcionários estavam em quarentena especificamente para este trem especial”, disse Karakulov. “Desde o início da guerra, os caras disseram que partiram para algum lugar na direção de Valdai por 40 ou até 45 dias.”
Relatórios anteriores da agência russa Proekt disseram que uma linha ferroviária inteira foi construída em toda a Rússia, conectando as numerosas residências particulares de Putin às principais artérias ferroviárias, juntamente com estações secretas às quais apenas seu trem tinha acesso. (Fonte: Ny Post)