O dissidente russo Yevgeny Prigozhin é relatado como morto após um acidente de avião perto de Moscou

O dissidente militar russo Yevgeny Prigozhin foi dado como morto em um violento acidente de jato particular ao norte de Moscou – dois meses após seu golpe fracassado contra Moscou.

Prigozhin, líder do polêmico grupo paramilitar Wagner, estava na lista de passageiros da aeronave Embraer que caiu a caminho da capital russa para São Petersburgo, informou quarta-feira a agência de notícias TASS, citando a Agência Federal de Transporte Aéreo.

“Foi iniciada uma investigação sobre o acidente do avião da Embraer ocorrido na região de Tver esta noite.

De acordo com a lista de passageiros, o nome e o sobrenome de Yevgeny Prigozhin foram incluídos nesta lista”, afirmou a agência.

Yevgeny Prigozhin
Prigozhin foi relatado como morto em um acidente de jato particular.
TELEGRAM / @razgruzka_vagnera/AFP via Getty Images

Dez pessoas – sete passageiros e três tripulantes – estavam a bordo quando o jato caiu, disse a SkyNews.

Prigozhin liderou o seu grupo militar num motim contra Putin em 24 de junho, marchando em direção a Moscovo antes de ser cancelado cerca de 160 quilómetros antes de chegar à capital e as tropas concordarem em dar meia-volta e regressar às linhas da frente.

O acidente ocorre apenas dois dias depois de Prigozhin, 62, compartilhar seu primeiro discurso em vídeo desde o golpe abortado de 24 de junho no Kremlin.

A filmagem não verificada do mercenário camuflado carregando uma arma de assalto apareceu nos canais do Telegram vinculados a Wagner na terça-feira.

Acidente de avião em Prigozhin
A aeronave caiu a caminho da capital russa para São Petersburgo.
Twitter / @Azovsouth
Acidente de avião em Prigozhin
Sete passageiros e três tripulantes estavam a bordo quando o jato teria caído
Twitter / @Azovsouth

Acredita-se que o vídeo tenha sido filmado em algum lugar da África, já que um avião ligado a Prigozhin teria pousado em Bamako, no Mali, no domingo.

O Grupo Wagner foi contratado pela junta militar local no Mali em 2021, depois de as forças de manutenção da paz da ONU e as tropas francesas terem sido expulsas do país.

Antes do vazamento das imagens, Prigozhin manteve-se discreto desde o breve motim de junho que ameaçou usurpar os chefes militares da Rússia sobre a forma como lidaram com a guerra na Ucrânia.

Imagens dos destroços do avião
Prigozhin estava na lista de passageiros da aeronave da Embraer que caiu.
@ostorozhno_novosti / Telegrama
As lutas de Wagner sofreram pesadas perdas no conflito, onde lideram o ataque a Bakhmut.
O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, intermediou um frágil acordo de paz entre o presidente russo, Vladimir Putin, e Prigozhin, que concordou em cancelar a marcha sobre Moscovo em troca de perdões para si e para as suas tropas.

O antigo dono de restaurante do Kremlin também aceitou exilar-se na Bielorrússia.

A punição aparentemente durou pouco: um processo criminal contra Prigozhin acabou sendo arquivado e ele até recebeu seu arsenal de armas confiscado e mais de US$ 111 milhões em dinheiro e barras de ouro. (Fonte: New York Post)