Jovem passageiro morto em submersível implodido no Titanic para agradar o pai obcecado, revela a tia

A tia relatou que o jovem passageiro de 19 anos, que perdeu a vida junto com seu pai e outros exploradores no submersível implodido, estava com muito medo de fazer a fatídica viagem ao Titanic. No entanto, ele decidiu embarcar para agradar seu pai, que era obcecado pelo famoso naufrágio, conforme afirmou a tia em entrevista à NBC News.

Suleman Dawood, um adolescente paquistanês, estava relutante em fazer parte da expedição do Titan da OceanGate Expeditions, que acabou implodindo e causando sua morte. Ele havia expressado sua falta de interesse e grande apreensão, mas acabou cedendo porque a viagem coincidia com o Dia dos Pais, e ele queria agradar seu pai, um entusiasta do Titanic.

O magnata paquistanês Shahzada Dawood, de 48 anos, e seu filho Suleman foram mortos juntamente com outros três exploradores corajosos quando o Titan da OceanGate Expeditions implodiu a caminho do famoso naufrágio de 1912, a cerca de 12.500 pés abaixo da superfície do Oceano Atlântico.

“Estou pensando em Suleman, que tem 19 anos, dentro daquele lugar, talvez lutando para respirar… Tem sido extremamente angustiante, para ser sincera”, disse Azmeh à NBC News em uma entrevista por telefone de Amsterdã, onde reside com seu marido, Jonathan. “Sinto como se estivesse em um pesadelo. É uma situação surreal”, disse ela, chorando ao receber a notícia de que o submarino havia sofrido o que foi descrito como uma “explosão catastrófica” e se desintegrado nas profundezas do oceano.

Azmeh revelou que ficou grudada na TV durante os dias angustiantes em busca do Titã desaparecido, que permaneceu em silêncio por uma hora e 45 minutos após o mergulho no Oceano Atlântico. “Sinto como se estivesse presa em um filme muito ruim, com uma contagem regressiva, mas sem saber o que está acontecendo. Pessoalmente, tenho achado difícil respirar só de pensar neles”, acrescentou Azmeh. “Nunca imaginei que teria dificuldades para respirar. Tem sido uma experiência completamente diferente de qualquer outra que já vivi.”

Enquanto o suprimento de oxigênio do submarino se esgotava, Azmeh aguardava ansiosamente por notícias, sem saber ainda que uma implosão havia custado a vida de seu irmão, sobrinho, o bilionário britânico Hamish Harding, de 58 anos, o famoso explorador do Titanic Paul-Henri Nargeolet, de 77 anos, e o fundador da OceanGate e CEO Stockton Rush, de 61 anos.

Azmeh mencionou que perdeu contato com o irmão nos últimos anos e que ele não aprovava o uso de maconha para tratar a esclerose múltipla, mas ressaltou que tinha um relacionamento próximo com Suleman.

Apesar de terem compartilhado o fascínio pelo Titanic, Azmeh afirmou que não se aventuraria nos destroços. “Mesmo se me oferecessem um milhão de dólares, eu não teria entrado no Titan”, disse Azmeh à NBCNews. (Com informações Ny Post)