Homem é preso por vazamento de informações dos EUA

O Guarda Nacional Aéreo de Massachusetts, Jack Teixeira, foi preso em sua casa na quinta-feira, (13), após ser implicado no vazamento de dezenas de documentos confidenciais da inteligência dos EUA – a maior violação de segurança nacional em pelo menos 10 anos.

Policiais invadiram a casa do jovem de 21 anos em North Dighton, Massachusetts, cerca de 20 milhas a leste de Providence, RI, horas depois que o New York Times informou que os investigadores queriam falar com Teixeira, que supostamente estava estacionado em Fort Bragg em Carolina do Norte.

Imagens de helicóptero mostraram Teixeira, vestido com shorts de basquete vermelho e uma camiseta cinza, rendendo-se ao que pareciam ser agentes do FBI camuflados.

“O FBI fez uma prisão e continua conduzindo atividades autorizadas de aplicação da lei em uma residência em North Dighton, Massachusetts. Como este é um assunto em andamento, não podemos fornecer mais comentários neste momento”, disse o FBI em um comunicado.

O procurador-geral Merrick Garland, em um breve comunicado após a apreensão de Teixeira, confirmou que ele foi preso “sem incidentes” sob acusações relacionadas a “suposta remoção, retenção e transmissão não autorizadas de informações classificadas de defesa nacional”.

A Guarda Nacional emitiu um comunicado dizendo: “Estamos cientes da investigação sobre o suposto papel que um Guarda Nacional Aéreo de Massachusetts pode ter desempenhado no recente vazamento de documentos altamente confidenciais”.

Os investigadores acreditam que Teixeira, que é especialista em inteligência e cuja promoção a aviador de 1ª classe foi anunciada em julho passado, liderou o grupo de bate-papo Discord – conhecido como “Thug Shaker Central” – onde as fotos dos documentos classificados surgiram pela primeira vez, disseram fontes familiarizadas com a investigação. .

As páginas classificadas foram então divulgadas após serem postadas em um canal Discord vinculado ao YouTuber “wow_mao” em 28 de fevereiro, antes de se espalhar rapidamente quando um membro desse canal postou algumas delas em um canal maior chamado “Minecraft Earth Map” em 4 de março.

Informações confidenciais relacionadas à guerra na Ucrânia, Israel e Coréia do Sul vazaram, gerando preocupação internacional. As autoridades americanas foram alertadas na semana passada, quando alguns dos documentos da Ucrânia surgiram nos canais russos do Telegram na semana passada.

O Washington Post informou que Teixeira era conhecido pelos membros do canal Discord pelo apelido de “jackthedripper”.

O grupo era formado por duas dúzias de pessoas que discutiam regularmente sobre armas, videogames e memes racistas.

Um membro do canal original disse ao New York Times que o vazador “era cristão, anti-guerra, só queria informar alguns de seus amigos sobre o que está acontecendo” e teve acesso aos documentos por meio do trabalho. “Temos algumas pessoas em nosso grupo que estão na Ucrânia. Gostamos de jogos de luta, gostamos de jogos de guerra.”

O Times informou que detalhes do interior da casa de infância de Teixeira, a partir de fotos postadas nas redes sociais, correspondem a itens identificados no fundo de alguns dos documentos secretos fotografados.

As fotos dos documentos classificados analisados ​​pelo The Post indicavam que eram cópias de slides de briefing que foram fotografados em uma escrivaninha ou mesa antes de serem compartilhados online. Em pelo menos duas fotografias, um folheto com informações aparentes sobre uma mira de fuzil pode ser visto ao fundo. (Fonte: Ny Post)