Hackers russos postam fotos nuas de pacientes com câncer nos EUA na dark web em plano de extorsão doentio

Hackers impiedosos ligados à Rússia postaram fotos nuas de pacientes com câncer na dark web depois que um grupo de saúde da Pensilvânia recusou seus pedidos de resgate.

A Lehigh Valley Health Network (LVHN) disse que três fotos íntimas de pacientes recebendo tratamento oncológico com radiação estavam entre os itens postados online pelo BlackCat – “uma gangue de ransomware associada à Rússia”.

“Esse ato criminoso inescrupuloso tira vantagem de pacientes que recebem tratamento contra o câncer, e a LVHN condena esse comportamento desprezível”, disse a rede ao The Post.

O grupo de saúde disse que “detectou pela primeira vez atividade não autorizada em nosso sistema de TI” em 6 de fevereiro e “imediatamente lançou uma investigação, envolveu empresas e especialistas em segurança cibernética e notificou as autoridades”.

Junto com as imagens, “sete documentos contendo informações do paciente” foram postados, disse o LVHN.

BlackCat – também conhecido como ALPHV e Carbon Spider e ligado à gangue russa REvil – postou ameaças online antes do vazamento.

“Nosso blog é seguido por muita mídia mundial, o caso será amplamente divulgado e causará danos significativos ao seu negócio”, afirmou o grupo em mensagem compartilhada por especialistas em segurança.

“Seu tempo está acabando. Estamos prontos para liberar todo o nosso poder sobre você”, alertou.

Não ficou imediatamente claro quanto dinheiro foi exigido pela quadrilha, que tem como alvo os serviços de saúde dos EUA desde que foi detectada pela primeira vez em novembro de 2021.

No entanto, em um briefing recente, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) disse recentemente que a BlackCat “exigiu resgates de até $ 1,5 milhão”.

“Os afiliados ficam com 80-90% da taxa de resgate”, disse a agência governamental, observando como o administrador da gangue fazia parte do REvil.

O Dr. Pablo Molina, diretor de segurança da informação da Drexel University, disse ao WPVI que a BlackCat é conhecida por “ir atrás de hospitais porque é onde está o dinheiro”.

Isso criou um claro “dilema”, disse Molina, porque “todos sabemos que, se pagarmos um resgate, eles usarão esse dinheiro para realizar mais ataques.

“Portanto, não estamos apenas perdendo dinheiro, mas também facilitaremos ataques futuros.”

Não está claro se as imagens ainda estão online. (Fonte: Ny Post)