Ferrari faz recall de carros de luxo por possível falha de freio

A lendária montadora italiana Ferrari está fazendo o recall de mais de 23.000 veículos por um defeito no sistema de freios que poderia impedir que os velocistas parassem.

De acordo com um recall registrado no final do mês passado com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias, o problema afeta carros em todo o estábulo da Ferrari – alguns fabricados já em 2005.

Para uma empresa que normalmente vende menos de 10.000 carros por ano, o escopo do recall é enorme.

O culpado parece ser a tampa do reservatório de fluido de freio no veículo. A tampa pode deixar de ventilar, permitindo um excesso de pressão dentro das linhas de freio.

Essa pressão pode, por sua vez, fazer com que uma linha de freio estoure, causando uma “perda parcial ou total da capacidade de frenagem” quando o pedal é pressionado em direção ao piso.

Em outras palavras, uma peça de US$ 60 poderia mandar um garanhão italiano de US$ 350.000 para a parede.

Em uma carta aos proprietários dos roadsters barulhentos, a Ferrari da América do Norte disse que o problema será reparado gratuitamente – assim que as peças estiverem disponíveis.

Mais de 23.000 veículos Ferrari estão enfrentando o recall por defeito no sistema de freios.
Imagens Getty

Enquanto isso, a Ferrari disse que qualquer carro deve ser retirado da estrada se um aviso de baixo nível de fluido de freio aparecer no painel.

O famoso fabricante de carros de corrida também lembrou aos proprietários que eles poderiam usar o freio de estacionamento de emergência.