Estudante de medicina descobriu que tinha câncer em sala de aula

Gabriella Barboza, de 22 anos, descobriu um câncer de tireoide após alerta de professor — Foto: ARQUIVO PESSOAL/BBC

Para Gabriella Barboza, estudante de medicina, seu dia era normal até o momento em que teve que ir para a frente de sua turma, servir de modelo ao professor para que ele mostrasse a todos os colegas qual era a forma correta de fazer exames. tratamentos físicos na região da cabeça e pescoço aos pacientes.

Foi então que o professor começou a apalpar a tireoide de Gabriella, que percebeu que a reação do homem foi um pouco estranha, diferente de outras ocasiões, em que outros colegas serviram de modelo para o exercício. Por isso, no final da aula ela não hesitou em se aproximar dele e perguntar por que, quando realizaram o exercício, ele fez algumas expressões estranhas.

“Acredito que ele tenha ficado receoso de falar ali, mas notei que algo não parecia normal”, diz a jovem. Ela conta que depois, no fim da aula, questionou o docente. “Perguntei se havia alguma coisa de diferente enquanto ele apalpava o pescoço, ele me disse: tem algo aí, dá uma olhadinha”.

Depois desse alerta, ela fez exames e foi diagnosticada com um tipo de câncer de tireoide.

Ela classifica aquela aula, em meados de outubro de 2020, como um momento fundamental para a sua saúde. “Acho que se eu não tivesse ido naquele dia, talvez não descobrisse tão cedo a doença, o meu diagnóstico demoraria muito mais e poderia ser mais grave”, diz a estudante, hoje com 22 anos.