‘Está ficando insuportável’: os usuários do Instagram estão sendo bombardeados com tags de bots para concursos falsos de cartões-presente Shein – olha o que fazer se você for alvo
Os cibercriminosos estão usando cartões-presente Shein falsos para induzir as vítimas a entregar seus dados bancários online.
Um novo golpe ‘insuportável’ tomou conta do Instagram este mês, com pessoas de todo o mundo sendo alvo do truque para ganhar dinheiro.
O detector de vírus, Avast , afirma que o golpe geralmente começa com um simples comentário, parabenizando os usuários por ganharem um vale-presente de varejista de moda.
Para reivindicar isso, as vítimas são incentivadas a clicar no link na página de um golpista, onde podem ser pressionadas a responder a uma breve pesquisa.
Em um exemplo, os usuários tiveram apenas dois minutos para responder perguntas como ‘você concorda com os preços dos produtos na SHEIN?’ e ‘Como você planeja usar o vale-presente SHEIN?’.
Independentemente de suas respostas, entende-se que as vítimas sempre passarão para a próxima fase, onde são apresentadas a uma tela cheia de presentes embrulhados.
O site dará aos usuários três chances de clicar em uma caixa premiada.
O Avast afirma que o primeiro sempre estará vazio, tornando todo o enredo ainda mais realista.
Entende-se que a recompensa Shein sempre será dada após o segundo clique na caixa.
Mas os golpistas costumam alegar que precisarão de um endereço e pagamento de postagem para enviar este vale-presente em alguns dias.
Este é o ponto em que os usuários são incentivados a fornecer seus dados pessoais, incluindo nome, número de telefone, e-mail e dados bancários.
Como resultado, a Avast afirma que as vítimas inadvertidamente assinam uma taxa de assinatura em vez de um único pagamento de postagem.
Em muitos países, o valor cobrado não é divulgado.
O site de cada país solicita as informações pessoais da vítima. Depois de inserir seus dados, a vítima é solicitada a fornecer os detalhes do cartão de crédito. No entanto, dando uma olhada nesta página, fica claro que há um truque desagradável sendo usado: o objetivo aqui é ocultar os verdadeiros Termos e Condições.
É onde ocorre o golpe: a vítima espera um vale-presente no valor de várias centenas de euros, dólares ou reais. Parece que eles têm que pagar uma pequena quantia em dinheiro para recebê-lo, mas o que realmente está acontecendo é que eles estão assinando um serviço que a vítima não conhece. Na Austrália, por exemplo, a vítima paga AUD $ 2 mais AUD $ 69 a cada duas semanas. Na França, o valor cobrado é de € 2 mais € 33 a cada duas semanas. Para alguns países, o dinheiro que será cobrado nem é divulgado. E, claro, nenhum deles receberá o vale-presente.
Como se proteger contra golpes do Instagram
Há constantemente novos golpes semelhantes a este aparecendo nas redes sociais, mas há várias maneiras simples de evitá-los.
Além de estar atento, também sugerimos ter seus dispositivos protegidos com proteção antivírus para que você seja avisado caso acabe em uma página fraudulenta como as mostradas acima.
Ao obter informações de uma conta do Instagram (ou outras redes sociais), procure sinais de que a conta é original e autêntica. Existem muitos imitadores e contas fraudulentas por aí, mas ao olhar de perto, você quase sempre será capaz de identificar sinais que apontam para o fato de que são genuínos.
Com Informação do Dailymail e Avast