Donald Trump diz que será preso
O ex-presidente Donald Trump disse que espera ser preso na terça-feira em Manhattan – e instou seus seguidores a protestar contra sua acusação iminente.
O ex-presidente citou “VAZAMENTOS ILEGAIS DE UM ADVOGADO CORRUPTO E ALTAMENTE POLÍTICO DO DISTRITO DE MANHATTAN” em seu post de sábado de manhã no Truth Social.
.”O LÍDER CANDIDATO REPUBLICANO E EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA SERÁ PRESO NA TERÇA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA. PROTESTE, RECUPERE NOSSA NAÇÃO!” ele trovejou em uma missiva em letras maiúsculas para seus seguidores no Truth Social na manhã de sábado.
“ELES ESTÃO MATANDO NOSSA NAÇÃO ENQUANTO NOS SENTAMOS E OBSERVAMOS. DEVEMOS SALVAR A AMÉRICA! PROTESTE, PROTESTE, PROTESTE!!!.” ele rugiu em uma mensagem de acompanhamento.
Trump está enfrentando uma possível acusação por um pagamento secreto de $ 130.000 que ele supostamente fez para a estrela pornô Stormy Daniels em 2016. Daniels afirma que teve um caso com Trump em 2006, o que Trump negou.
No sábado, Trump voltou a insistir que não cometeu nenhum crime e lembrou a seus seguidores que a campanha de Manhattan DA Alvin Bragg foi pesadamente financiada pelo bilionário liberal George Soros.
Caso Trump seja indiciado, ele se tornará o primeiro presidente na história dos EUA a enfrentar acusações criminais após deixar o cargo.
“Não houve nenhuma notificação, além de vazamentos ilegais do Departamento de Justiça e do escritório do promotor, para a NBC e outros veículos de notícias falsas, de que o promotor democrata de esquerda radical financiado por George Soros em Manhattan decidiu levar sua caça às bruxas para o próximo nível. O presidente Trump está destacando com razão sua inocência e o armamento de nosso sistema de injustiça ”, disse um porta-voz de Trump ao The Post no sábado.
“Ninguém nos conta nada, o que é muito frustrante”, acrescentou o advogado de Trump, Joe Tacopina.
“O presidente Trump está baseando sua resposta em relatórios da imprensa e no fato de que este é um processo político e o promotor vaza coisas para a imprensa em vez de comunicar aos advogados como deveriam”.
Daniels supostamente recebeu o dinheiro por meio de Michael Cohen, ex-advogado e consertador de Trump. Em 2018, Cohen se declarou culpado de violar as leis federais de financiamento de campanha em relação aos pagamentos e foi condenado a três anos de prisão.
“Donald não teria motivos para divulgar a declaração, a menos que tenha sido contatado pelo DANY e avisado adequadamente”, disse Cohen, agora livre, ao The Post no sábado.
“O posto de Donald é assustadoramente semelhante ao seu grito de guerra antes da insurreição de 6 de janeiro; incluindo convocação de protesto. Ao fazer isso, Donald espera irritar sua base, testemunhar outro confronto violento em seu nome e lucrar com isso solicitando contribuições”.
Vários republicanos – incluindo um dos rivais presidenciais de Trump em 2024 – saíram em sua defesa.
“Estou, estou surpreso”, disse Mike Pence, ex-veep de Trump, ao Breitbart News no sábado. “Isso cheira ao tipo de processo político que sofremos nos dias da farsa da Rússia e todo o impeachment por causa de um telefonema.”
“E uma coisa que sei é – sei que o ex-presidente Trump pode cuidar de si mesmo”, acrescentou Pence.
“Uma acusação de Trump seria um desastre nacional”, declarou o empresário de biotecnologia Vivek Ramaswamy em um longo tweet . “Não é americano que o partido no poder use o poder da polícia para prender seus rivais políticos…
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, pediu uma investigação “imediata” do Congresso sobre um “processo politicamente motivado”.
“Aqui vamos nós de novo – um ultrajante abuso de poder por um promotor radical que permite que criminosos violentos saiam enquanto busca vingança política contra o presidente Trump”, postou McCarthy .
“Isso é o que eles fazem nos países comunistas para destruir seus oponentes políticos!” tuitou a deputada da Geórgia, Marjorie Taylor Greene . “É TUDO PELA POLÍTICA!”
O senador de Ohio, JD Vance, twittou uma resposta aos “vários repórteres” que, segundo ele, perguntaram se uma acusação o faria reconsiderar seu endosso à candidatura presidencial de Trump: “inferno, não”.
“Uma acusação politicamente motivada torna o argumento a favor de Trump mais forte”, explicou Vance. “Simplesmente não temos um país de verdade se a justiça depende da política.”
A deputada de Nova York, Elise Stefanik, chamou o relatório da prisão iminente de Trump de “antiamericano”.
“A esquerda radical atingiu um novo nível perigoso”, disse ela. “Esta é apenas uma continuação do padrão vergonhoso e inconstitucional que remonta ao embuste ilegal de conluio russo para tentar silenciar e suprimir a vontade dos eleitores”.
A deputada de Staten Island, Nicole Malliotakis, condenou o “promotor desonesto Alvin Bragg” por “atacar um ex-presidente por motivos políticos”.
“Politizar e armar nosso sistema de justiça é perigoso e vergonhoso”, twittou Malliotakis .
Enquanto isso, Elon Musk previu : “Se isso acontecer, Trump será reeleito com uma vitória esmagadora” – uma visão amplamente alinhada com o que o círculo interno de Trump proclamou publicamente.
Mas outros candidatos presidenciais do Partido Republicano – incluindo Nikki Haley, Mike Pompeo e o governador da Flórida, Ron DeSantis – ficaram quietos.
A aplicação da lei está negociando com o Serviço Secreto sobre os termos e “logística” de uma possível prisão na próxima semana, informou a Fox News. O evento poderia resultar em Trump sendo algemado, com impressões digitais e escoltado ao tribunal.
Mas alguns dos consultores jurídicos de Trump têm pressionado para solicitar uma aparição remota, informou a CNN , citando fontes não identificadas – que também o instaram sem sucesso a se abster de convocar protestos públicos, temendo uma repetição dos distúrbios de 6 de janeiro no Capitólio dos EUA.
Um representante do promotor de Manhattan se recusou a comentar no sábado.
“Se eu fosse ele, ficaria preocupado”, disse o professor de direito de Harvard e ex-advogado de Trump, Alan Dershowitz, à Fox News na sexta-feira, alertando que qualquer esforço de Trump para encerrar o caso provavelmente não terá sucesso.
“Eu não acho que haverá uma moção para rejeitar que seja bem-sucedida. Esta é a justiça de Nova York. Em Nova York, é claro que você pode indiciar um sanduíche de presunto. Mas em Nova York, você também pode condenar um sanduíche de presunto porque o júri será totalmente contra Trump e os juízes serão totalmente contra Trump”.
Mas o professor de direito Jonathan Turley, da Universidade George Washington, rejeitou o caso de Bragg como “legalmente patético”.
“Bragg está lutando para torcer as leis estaduais para processar efetivamente um caso federal há muito rejeitado pelo Departamento de Justiça”, escreveu Turley no sábado. (Fonte: NY Post)