Crianças aterrorizadas se encolhem e gritam quando mísseis russos destroem hotel da ONU a apenas algumas centenas de metros de distância no segundo ataque a Zaporizhzhia em apenas 24 horas – enquanto o Kremlin afirma ter derrubado drones ucranianos com destino a Moscou
Mísseis russos atingiram um hotel na cidade ucraniana de Zaporizhzhia na noite de quinta-feira, deixando um morto e 16 feridos, quatro dos quais eram crianças, disseram autoridades ucranianas.
Imagens chocantes mostraram o momento em que crianças aterrorizadas gritaram quando os foguetes – identificados pela polícia nacional como mísseis russos Iskander – subiram e atingiram o Reikartz Hotel no centro da cidade, a apenas algumas centenas de metros de distância.
O hotel é visto explodindo em uma bola de fogo amarela brilhante quando o segundo míssil atingiu o clipe de tirar o fôlego, enquanto fotos compartilhadas por autoridades após o ataque mostraram uma grande cratera e carros destruídos ao redor do prédio danificado.
Reikartz era um local popular para jornalistas e trabalhadores humanitários e era usado por funcionários das Nações Unidas em missões humanitárias, de acordo com a coordenadora Denise Brown.
“Estou chocada com a notícia de que um hotel frequentemente usado por funcionários das Nações Unidas e nossos colegas de ONGs que apoiam pessoas afetadas pela guerra foi atingido por um ataque russo em Zaporizhzhia há pouco tempo”, disse ela. ‘Fiquei neste hotel todas as vezes que visitei Zaporizhzhia.’
Foi o segundo ataque a Zaporizhzhia em poucos dias – duas jovens e um homem foram mortos e outras nove pessoas ficaram feridas pelos mísseis de Moscou na quarta-feira.
Enquanto isso, a Rússia disse hoje que frustrou outro ataque de drone ucraniano a Moscou. No início deste mês, drones ucranianos de longo alcance danificaram escritórios do governo no distrito comercial da capital russa.
Imagens chocantes mostraram o momento em que crianças aterrorizadas gritaram quando os foguetes – identificados pela polícia nacional como mísseis russos Iskander – subiram e atingiram o Hotel Reikartz, no centro da cidade.
Reikartz era um local popular para jornalistas e trabalhadores humanitários e era usado por funcionários das Nações Unidas em missões humanitárias, de acordo com a coordenadora Denise Brown
Crianças foram ouvidas gritando depois que o míssil russo atingiu o hotel, explodindo em uma enorme bola de fogo
Mulheres e crianças começam a fugir do local do ataque com míssil
O hotel é visto após a greve cercado por crateras e destroços retorcidos de carros
“Uma tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque terrorista usando um veículo aéreo não tripulado em uma instalação em Moscou foi frustrada”, disse o Ministério da Defesa russo, acrescentando que não houve danos ou vítimas como resultado do incidente.
Em grande parte poupada no início do conflito, a capital sofreu uma onda de ataques nos últimos meses.
“Drones estão voando novamente sobre Moscou”, disse Artemy Dusilov, um estudante de tecnologia de 21 anos que pedalou com um amigo para ver onde o drone havia caído.
“Eles nos deixam com um pouco de medo.”
Jornalistas da AFP viram que a polícia isolou partes de um parque no dique de Karamyshevskaya, no oeste de Moscou, onde os destroços caíram.
O aeroporto internacional de Vnukovo introduziu temporariamente restrições, que foram suspensas em uma hora, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti.
O ataque de sexta-feira foi o mais recente de uma série de drones ucranianos direcionados a Moscou na semana passada.
Na quinta-feira, a Rússia disse que derrubou dois drones com destino a Moscou, um dia depois que outros dois foram destruídos na aproximação.
No início deste mês, um bloco de escritórios no principal distrito comercial da capital, a cidade de Moscou, foi atingido duas vezes em poucos dias por destroços de um ataque de drone abatido.
Alexei Benedesyuk, um motorista de 54 anos, estava parado próximo à área isolada, a algumas centenas de metros de sua casa.
“Já aconteceu: a cidade de Moscou e o Kremlin… Ainda vai acontecer e acho que mais de uma vez”, disse ele.
O hotel é visto fumando após o primeiro impacto
Uma criança se encolhe com a onda de choque da explosão do míssil
Um míssil russo dispara momentos antes de explodir o hotel
A Rússia disse hoje que frustrou outro ataque de drone ucraniano a Moscou. O drone é explodido nesta imagem
De volta à Ucrânia, uma declaração de quinta-feira do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky lançou mais luz sobre o ataque de foguete russo que atingiu Zaporizhzhia na quarta-feira.
“Três pessoas mortas e nove feridas, incluindo um bebê de 11 meses – este é o resultado da greve no centro regional”, dizia o comunicado.
‘A bomba russa tirou a vida de um homem de 43 anos e de uma jovem de 19 e 21 anos.’
Autoridades disseram que duas das pessoas morreram no local e uma mulher morreu durante a noite em um hospital.
Um vídeo postado por Zelensky mostrou fumaça saindo de prédios em chamas e seriamente danificados próximos a uma igreja.
O secretário do conselho da cidade de Zaporizhzhia, Anatoliy Kurtev, disse que a igreja foi destruída e cerca de 15 arranha-céus foram danificados.
As autoridades receberam pedidos de moradores de pelo menos 400 apartamentos para consertar janelas quebradas e varandas danificadas.
Fotos postadas por autoridades da cidade no aplicativo de mensagens Telegram mostraram vários ônibus e uma fileira de mesas e cadeiras dobráveis instaladas do lado de fora perto de prédios danificados, onde moradores e funcionários da cidade estavam preenchendo papéis para registrar os danos. (Fonte: Dailymail)
Hotel Reikartz #Zaphorozhie colpito in un'attacco 🇷🇺.
L'#ONU e 🇺🇦 condannano riferendo che l'hotel veniva utilizzato dal personale ONU.
Mosca riferisce invece che nell'hotel c'erano militari mercenari.
La #Russia è membro PERMANENTE del Consiglio ONU.Disarmante sfrontatezza. pic.twitter.com/LXO2GmJrKx
— The Kyiv Chronicles (@ChroniclesKiev) August 11, 2023