Cinco pessoas morrem em colisão de aeronaves em aeroporto de Tóquio

Tóquio, Japão – Cinco pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas nesta terça-feira (2) em uma colisão entre um avião comercial e um avião militar no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio, no Japão.

O avião comercial, um Boeing 777-300 da Japan Airlines (JAL), estava pousando na pista 34L quando colidiu com um avião de patrulha marítima Dash-8 da Guarda Costeira japonesa, que estava decolando na pista 34R.

O avião da JAL, que transportava 367 passageiros e 12 tripulantes, pegou fogo após a colisão. Todos os passageiros e tripulantes do avião comercial conseguiram evacuar a aeronave em segurança, mas 14 deles ficaram feridos.

O avião da Guarda Costeira, que transportava seis pessoas, incluindo o piloto, caiu em um campo ao lado da pista. Cinco pessoas morreram na colisão e uma ficou ferida.

O piloto do avião da Guarda Costeira, Genki Miyamoto, 39 anos, foi o único sobrevivente. Ele está gravemente ferido e foi levado para um hospital.

As autoridades japonesas ainda investigam as causas do acidente. No entanto, a Agência de Aviação Civil do Japão (JCAB) disse que é possível que a colisão tenha sido causada por um erro humano ou por um problema técnico.

O acidente é o mais grave envolvendo aeronaves no Japão desde 2005, quando um avião da Japan Airlines caiu no mar, matando 52 pessoas.

Testemunhas relatam momentos de pânico

Testemunhas que presenciaram o acidente relataram momentos de pânico. Um passageiro do avião da JAL disse que ouviu um barulho alto e viu uma bola de fogo no céu.

“Eu pensei que ia morrer”, disse o passageiro, que não quis se identificar. “Foi um milagre que todos nós conseguimos sair vivos.”

Outra testemunha, que estava no aeroporto, disse que viu o avião da Guarda Costeira cair no campo.

“Foi um desastre horrível”, disse a testemunha. “Eu vi pessoas correndo e gritando.”

Impacto para o transporte aéreo

O acidente causou transtornos para o transporte aéreo no Japão. O Aeroporto Internacional de Narita foi fechado por várias horas após o acidente.

As operações no aeroporto foram retomadas parcialmente na tarde desta terça-feira, mas ainda há atrasos e cancelamentos de voos.

O acidente também causou preocupação para os passageiros de todo o mundo. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) disse que está monitorando o acidente e está em contato com as autoridades japonesas.

“Estamos profundamente entristecidos com as mortes e os ferimentos causados por este acidente”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA. “Nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas.”