Atirador de Highland Park vestido de MENINA para se esconder à vista de todos depois de matar sete antes de fugir dos policiais por oito horas no carro de sua mãe com DOIS rifles comprados legalmente: Policiais investigam ligação entre o tiroteio de 4 de julho e sua obsessão pelos números 4 e 7
O atirador de Highland Park, Robert ‘Bobby’ Crimo, se vestiu de mulher para realizar o ataque de ontem e conseguiu fugir no meio da multidão por causa do disfarce, revelaram os policiais na terça-feira.
Crimo, de 21 anos, ainda não foi indiciado pelo massacre, mas continua detido e está conversando com as autoridades.
A polícia revelou na terça-feira que ele possuía várias armas, incluindo dois rifles – um que foi usado no ataque e outro que foi encontrado em seu veículo quando ele foi preso às 18h30 da noite passada. O motivo de Crimo permanece incerto, mas a polícia diz que ele planejava o ataque há semanas.
Ele comprou legalmente os dois rifles junto com outras armas na área local, apesar da proibição de rifles de assalto em Highland Park, comprando-os em vários locais.
Após o ataque de segunda-feira, ele fugiu entre os paradeiros assustados, fingindo ser uma das vítimas, e foi para a casa de sua mãe.
A polícia disse que não acha que ela sabia que ele era o atirador quando ele pediu seu carro. Ela deu a ele e ele fugiu da área.
Surgem dúvidas sobre o motivo, o estilo de vida do atirador e sua obsessão pelos números 47.
Crimo tinha uma tatuagem 47 na bochecha e os números estão estampados na lateral de um carro.
O veículo foi deixado abandonado no jardim da frente de sua casa na terça-feira, depois de ter sido invadido por agentes do FBI. Crimo também postou o número em todas as suas contas de mídia social, onde também compartilhou vídeos de rap ameaçadores que glamourizaram tiroteios em escolas.
Na terça-feira, foi revelado:
- Crimo comprou legalmente a arma semiautomática usada no ataque junto com um outro rifle e mais armas não especificadas, em uma loja local
- Ele disparou 70 tiros do telhado de uma loja local antes de largar a arma e correr para a multidão.
- Ele caminhou até a casa de sua mãe e pediu o carro dela – ela deu a ele, aparentemente sem saber que ele era o atirador naquele momento
- A mulher deu a ele seu veículo, que ele usou para fugir da área e dirigir 13 quilômetros ao norte antes de ser preso.
- Os investigadores ainda estão entrevistando Crimo, mas não conseguiram determinar seu motivo
Não está claro qual é o significado; 47 é a data de 4 de julho ao contrário. O próximo presidente também será o 47º. Crimo é fã de Trump e já participou de seus comícios.
Seus pais, incluindo seu pai político local, ainda não abordaram seu papel no massacre, mas seu tio disse que ele era um ‘garoto quieto’ que se mantinha em grande parte para si mesmo.
Paul Crimo, seu tio, já contou como estava se comportando normalmente na noite de domingo. Ele afirma que “não mostrou sinais de violência” – apesar dos vídeos de rap do YouTube nos quais ele glamourizou tiroteios em escolas. O motivo do atirador para o ataque de ontem permanece desconhecido.
‘Estou de coração partido. Estou tão de coração partido. Não havia sinais que eu vi que o fariam fazer isso. Ele é um garoto quieto. Ele geralmente está sozinho. Ele é uma pessoa solitária e quieta. Ele guarda tudo para si mesmo”, disse Paul Crimo, seu tio, à CNN .
“Tudo estava normal”, disse ele, acrescentando que estava sentado em uma poltrona reclinável em sua casa na noite anterior ao tiroteio, olhando para o computador. Somos boas pessoas aqui, e ter isso é devastador. Estou com o coração partido por todas as famílias que perderam a vida.’
Os pais de Crimo ainda não abordaram o ataque. Seu pai Bob Sr. concorreu sem sucesso para prefeito contra Nancy Rotering.
Na manhã de terça-feira, Rotering confirmou que Crimo ‘obteve legalmente’ sua arma. Ela disse que o ensinou quando ele era um escoteiro, e que ele era um ‘garotinho’ normal. A polícia ainda não confirmou que tipo de arma ele usou, mas testemunhas e vídeos sugerem que era um rifle de alta potência.
‘É uma daquelas situações em que você se afasta e pergunta, o que aconteceu? Como alguém ficou tão zangado, tão odioso, para então descontar em pessoas inocentes que estavam literalmente tendo um dia em família?
“Ele era apenas um garotinho”, disse ela.
Rotering também pediu uma maior reforma das armas e disse que, embora o atirador ‘claramente tenha tido um colapso mental’, o problema não é com a saúde mental, mas com a legalização das armas.
— Não sei de onde veio, mas sei que foi obtido legalmente. Em algum momento esta nação precisa ter uma conversa sobre esses eventos semanais envolvendo o assassinato de dezenas de pessoas com armas obtidas legalmente. Se é isso que nossas leis representam, precisamos reexaminar as leis. Nossos valores são distorcidos. Ontem nos reunimos para celebrar a independência e a liberdade depois de dois anos sem desfile.
“Estávamos prontos para nos unir e celebrar nossa nação e, como resultado, por causa dessa cultura de armas, nossa nação nos deu as costas. Temos que ter uma conversa muito forte com nós mesmos. Não sei quantos mais desses incidentes precisam ocorrer, estamos falando sobre isso literalmente há décadas neste momento.
‘É uma daquelas coisas em que você se pergunta, se isso reflete os valores de quem somos, então o que isso diz sobre nós como nação?
“Alguém claramente teve um colapso mental, mas não quero atribuí-lo à saúde mental.
“Quero falar sobre o fato de que há armas de guerra em nossas ruas que as pessoas podem obter legalmente e matar dezenas de pessoas. Nossa comunidade nunca vai se recuperar dessa ferida. Este é um golpe absolutamente devastador para todos nós.
‘Por que nós, como nação, permitimos que isso aconteça com tanta regularidade? Eu não posso te dizer quantos prefeitos eu ouvi ontem… foi como “aqui estamos de novo”. Eu nunca pensei que seria um desses “prefeitos”, bem, nenhum de nós pensa.
“É inacreditável para mim que esta seja uma parte aceitável de quem somos como nação”, ela se irritou durante uma aparição no TODAY.
Crimo também atende por Awake the Rapper, tem mais de 16.000 ouvintes por mês no Spotify.
Vídeos de música postados pela Crimo online no outono passado incluem um desenho de si mesmo atirando em pessoas online e um clipe perturbador de si mesmo jogando balas no chão de uma sala de aula enquanto usava uma armadura no que parece ser uma piada sobre tiroteios em escolas.
Crimo também tinha um servidor Discord onde ele conversava com amigos e fãs, e seu post mais recente foi uma foto de Budd Dwyer, o tesoureiro do estado da Pensilvânia que se matou na TV ao vivo na década de 1980, que ele legendou: “Desejo que os políticos ainda deu discursos como este.’
Ele também fez referências ao suicídio e frequentemente postou em um quadro de mensagens discutindo representações gráficas de assassinato e morte, incluindo um vídeo recente que ele compartilhou de uma decapitação.
Entre os mortos estava o professor da sinagoga Jacki Sundheim, uma mãe casada, e o avô Nicolas Toledo, 78. Outros quatro ainda não foram identificados.
Outras 25 pessoas com idades entre oito e 85 anos sofreram ferimentos a bala.
Os EUA já viram 309 tiroteios em massa até agora este ano, nos quais quatro ou mais pessoas, excluindo o atirador, foram baleadas ou mortas.
Onze sozinho ocorreu no fim de semana de férias.
O presidente Joe Biden disse que ele e sua esposa Jill ficaram “chocados com a violência armada sem sentido que mais uma vez trouxe sofrimento a uma comunidade americana neste Dia da Independência” e prometeu continuar a luta contra a “epidemia” de tiroteios. Kamala Harris deve visitar Chicago hoje, mas não se sabe se ela conhecerá as vítimas.
Crimo foi preso depois de uma hora de caçada que envolveu autoridades locais e federais. Descobriu-se agora que seu pai Bob Sr, 58, é dono de uma delicatessen local que já concorreu a prefeito, enquanto sua mãe Denise Pesina, 48, já foi presa por suspeita de agressão doméstica.
Ela parece ter se tornado mórmon e também está em terapias alternativas, de acordo com sua página no Facebook.
Crimo tem dois irmãos, incluindo uma irmã de 27 anos chamada Lynette Pesina, com a família morando em uma confortável casa de US$ 425.000 em Highwood, perto do local do tiroteio.
Em 2020, Crimo foi fotografado participando de um comício de Donald Trump vestido como Where’s Waldo.
Outra foto surgiu mostrando o suspeito envolto em uma bandeira de Donald Trump.
Em um dos comícios em que Crimo foi fotografado em Northbrook, Illinois, o Chicago Tribune o descreveu como ‘tenso’, mas disse que não houve prisões quando os contra-manifestantes apareceram no evento. O ex-presidente não estava presente naquele comício.
A página do suspeito no IMDb o descreve como sendo o filho do meio de três que cresceu em uma família ítalo-americana em Highland Park, Illinois.
Os laços do suspeito com a comunidade remontam ao seu avô, Robert Crimo, que nasceu em Highland Park em 1929. Robert Crimo morreu em 2018.
Seu obituário nomeia os pais do suspeito como Bob Jr. e Denise. A maior parte da família mencionada na homenagem vive na área do Highland Park.
A família vive ao longo da Pleasant Avenue em Highwood, ao norte de Highland Park.
Sua casa está localizada do outro lado da rua da Oak Terrace Elementary School.
Em abril de 2019, o pai de Crimo concorreu a prefeito em Highland Park.
Não parece que sua campanha tenha sido apoiada por um partido político. Seu slogan era: ‘Uma Pessoa para o Povo’.
Bob Crimo foi derrotado pela atual prefeita da cidade, Nancy Rotering, uma liberal, que dirigiu sua campanha parcialmente em uma plataforma sobre controle de armas.
Em um perfil pré-eleitoral, Bob Crimo disse que era dono de dois restaurantes na área, White Hen em Ravinia e Bob’s Pantry & Deli em Braeside, Illinois.
Ele escreveu no perfil: ‘Estou concorrendo como prefeito como uma pessoa para as pessoas em nossa comunidade.’
Ele continuou: ‘É a minha maneira de retribuir à comunidade que me apoiou tanto ao longo dos anos. Eu moro local e vou permanecer local.’
Em um recurso de 2018 com o Chicago Tribune, Bob Crimo foi fotografado com Denise Pesina.
Ele descreve seu restaurante como uma ‘loja familiar e familiar’.
Em fevereiro de 2015, Pesina foi preso em Highland Park sob acusação de agressão doméstica enquanto dirigia, informou o Patch.com na época.
Mais detalhes sobre o resultado desse caso não foram compartilhados.
Após sua derrota, Bob Crimo escreveu no Facebook: “Esta foi uma ótima experiência. Não posso agradecer o suficiente aos meus apoiadores.
“Embora as pesquisas não tenham sido a meu favor, continuarei a fazer o meu melhor para promover a melhoria de Highland Park para meus vizinhos. Muito obrigado a todos novamente.
Enquanto em sua página no Twitter, Bob Crimo segue uma conta, uma conta arquivada dos tweets do ex-presidente Donald Trump.
Em 27 de maio, três dias depois que 19 crianças e dois professores foram assassinados em uma escola primária em Uvalde, Texas, Bob Crimo curtiu um tweet que dizia: ‘Proteja a Segunda Emenda como se sua vida dependesse disso.’
A mãe do suspeito, Denise Pesina, é uma curandeira com um negócio chamado Trilogy Energy Systems.
Ela publica regularmente fotos reveladoras de si mesma em seu Facebook, muitas vezes enquanto posava com seu gato esfinge Sanjay.
De acordo com a declaração de missão da empresa : ‘A Trilogy Energy Systems está comprometida com o bem-estar de TODOS os sistemas de energia.
‘Uma cooperativa de CURA DE ESPECTRO COMPLETO. Uma pessoa tem a capacidade de influenciar inúmeras vidas.’
O perfil dessa página diz que Pesina estudou em Medicina Tradicional Chinesa na Universidade de Xangai e no Instituto Ayurvédico, uma escola sediada no Novo México que ensina os princípios e práticas do Ayurveda, um ensino de medicina alternativa.
Em uma das músicas do suspeito, Crimo fez um rap: ‘Minhas ações serão valentes e meu pensamento é desnecessário, eu sei o que tenho que fazer, sei o que está nele, não só para mim, mas para todos os outros.
De acordo com o FBI, Crimo tem tatuagens mostrando quatro marcas de contagem com uma linha em sua bochecha direita, rosas vermelhas e folhas verdes em seu pescoço e uma letra cursiva acima de sua sobrancelha esquerda que diz: ‘Acorde’.
Os federais disseram que Crimo tem laços nas comunidades de Rockford, DeKalb e Elgin em Illinois.
Uma página do IMDb sobre o suspeito o descreve como um ‘rapper, cantor, compositor, ator e diretor de Chicago’.
O vídeo mais visto no canal do rapper no YouTube é o videoclipe de sua música: ‘On My Mind’. O vídeo, mostrando um suspeito em uma sala de aula.
A Crimo operava dois canais, ambos excluídos por ‘violar as diretrizes da comunidade do YouTube’.
A faixa começa como uma balada lenta, incluindo os versos: ‘Você está sempre em minha mente. Cutie com a bunda gorda, eu quero fazer você minha. Eu estou correndo contra o tempo. Baixinho, podemos matar aula, fumar e relaxar online.’
A música tem uma mudança repentina de ritmo e mostra Crimo pegando uma mochila. A tela fica preta e quando a música retorna, é dublada com risadas maníacas e música de piano em ritmo acelerado e uma batida pesada de bateria.
O vídeo mostra então a sala de aula saqueada com o suspeito sorrindo.
Crimo está vestido com um capacete de combate enquanto cai no chão segurando seu rosto e jogando balas no chão.
A biografia continua dizendo que sua carreira musical começou quando ele tinha 11 anos, quando Crimo começou a enviar músicas online.
Sua música é do gênero LoFi rap, de acordo com sua página no Spotify. Ele lançou três álbuns, o primeiro em 2017 intitulado ‘Mensagens’, seguido por ‘Observer’ de 2018 e ‘Awake the Rapper’ de 2021.
Este ano ele lançou um EP intitulado: ‘Brainwashed’. As faixas incluíam: ‘Dead Again’ e ‘I Am the Storm’.
O Crimo tem uma média de 16,46 escutas por mês no Spotify.
Em seu tweet mais recente de outubro de 2021 em sua página de artista no Twitter, o suspeito twittou: ‘Eu não sou um robô’.
O ataque do atirador começou menos de 15 minutos após o início do desfile. Testemunhas já contaram como viram crianças sendo apanhadas no meio da multidão.
Vídeos arrepiantes obtidos pelo DailyMail.com reproduzem como o atirador disparou uma longa saraivada de balas antes de parar – presumivelmente para recarregar – e depois retomar o fogo.
Brigham Temple, diretor médico de preparação para emergências do sistema de saúde da universidade Northshore, disse que recebeu 20 pacientes com idades entre oito e 85 – 10 deles de ambulância.
Quatro dos cinco pacientes eram crianças, disse ele. Uma das crianças que chegaram a Northshore estava muito gravemente doente para ser transportada inicialmente. Ele foi estabilizado e levado de helicóptero para um hospital infantil em Chicago.
Temple disse que alguns dos pacientes estavam em estado crítico.
Dos 25 que chegaram ao hospital com ferimentos de bala, 19 foram atendidos e liberados para casa.
Um teve que ser transferido para o hospital Evanston. Dois pacientes ainda estão sendo tratados em Northshore.
“É um pouco surreal cuidar de um evento como este”, disse ele.
“Mas todos nós passamos por um treinamento extensivo.”
Ele disse que havia uma equipe de terapeutas e conselheiros de prontidão. Seu hospital era um dos três que recebiam pacientes do tiroteio do desfile.
Testemunhas descreveram ter visto crianças sendo baleadas no desfile. Todas as mortes confirmadas até agora são de adultos.
Cadeiras, carrinhos e cobertores abandonados – antes usados por famílias que comemoravam o feriado – foram deixados para trás no caos.
Corpos ensanguentados foram espalhados no chão logo após o tiroteio, enquanto as pessoas fugiam freneticamente da área.
“De repente, todos atrás de nós começaram a correr. Olhei para trás, provavelmente a 6 metros de distância de mim, vi uma garota baleada e morta. Eu a vi morrer. Nunca vi nada assim’, disse uma mulher, que se identificou apenas como Zoe, à CNN.
A polícia diz ter recuperado um ‘rifle’ no local, mas testemunhas descreveram vários tiros sendo disparados em rápida sucessão, que eles dizem que só poderiam ter vindo de uma semiautomática.
‘Um rifle? Não não. Era uma arma automática. Foi pop, pop, pop – rifles não fazem isso’, disse ela.
O presidente Biden – que vem pedindo a reforma das armas desde o tiroteio em Uvalde em 24 de maio, que custou 19 vidas – emitiu um comunicado na tarde de segunda-feira.
Ele disse que deu seu apoio ao governador de Illinois e ao prefeito de Highland Park, e celebrou sua recente aprovação de um projeto de lei de controle de armas.
“Recentemente, assinei a primeira grande legislação bipartidária de reforma de armas em quase trinta anos de lei, que inclui ações que salvarão vidas.
“Mas há muito mais trabalho a fazer e não vou desistir de lutar contra a epidemia de violência armada”, disse ele.