Apenas 2 das 96 vítimas estimadas de incêndios em Maui foram identificadas até agora
Apenas duas das cerca de 96 pessoas mortas nos incêndios florestais de Maui foram identificadas até agora, com autoridades descrevendo alguns dos restos mortais recuperados tão danificados que “desmoronam”.
Funcionários do condado de Maui disseram que quase uma semana depois que a ilha foi dizimada pelo incêndio, apenas duas vítimas foram devidamente identificadas – e apenas 3% da área foi pesquisada até agora.
“Haverá recuperação ativa nos dias e semanas dos ossos e restos daqueles que perdemos”, disse o governador do Havaí, Josh Green, em entrevista coletiva no domingo.
“Vai levar muitos anos para reconstruir Lahaina. Parece que uma bomba explodiu ”, disse ele sobre a histórica cidade turística que sofreu a maior devastação .
O chefe da polícia de Maui, John Pelletier, está pedindo aos sobreviventes dos incêndios com entes queridos desaparecidos que forneçam amostras de DNA para ajudar na já difícil missão de identificar os mortos.
“Precisamos que você faça o teste de DNA. Precisamos identificar seus entes queridos”, disse Pelletier.
Pelletier e as autoridades ainda não forneceram uma estimativa de quantas pessoas estão desaparecidas, com os moradores criando um grupo no Facebook descrevendo a situação de quase 5.000 residentes.
Uma contagem não oficial lista mais de 1.302 pessoas ainda desaparecidas.
Falando aos repórteres no domingo de manhã, Pelletier enfatizou os horrores do esforço de busca, descrevendo os restos humanos encontrados tão frágeis que quebram nas mãos das equipes de emergência e acabam se espalhando pelo chão.
“Portanto, temos 200 pessoas correndo pela cena ontem, e alguns de vocês, é isso que estão pisando”, disse ele aos repórteres. “Não sei de que outra forma você gostaria que eu o descrevesse.”
O chefe acrescentou que alguns restos mortais foram encontrados em incêndios tão fortes que “derreteram o metal”.
Pelletier disse que os trabalhadores que atualmente vasculham as cidades destruídas em Maui estão marcando locais que devem ser revistados com um “X” e outros locais com “HR” quando restos humanos são encontrados.
Muitos estão recorrendo às autoridades e às mídias sociais em busca de ajuda para rastrear familiares, enquanto as conexões de internet e celular na ilha permanecem irregulares porque os incêndios danificaram as torres de celular.
A senadora Mazie Hirono, que disse ao programa “State of the Union” da CNN no domingo que sua ilha estava “em um período de luto e perda”, disse que com pelo menos 1.000 pessoas ainda desaparecidas, o número total de mortos provavelmente aumentará.
O dano mais extenso ocorreu na cidade turística de Lahaina – que possui uma população de cerca de 13.000 habitantes – onde quase toda a sua infraestrutura foi arruinada pelos incêndios florestais.
O governador Josh Green disse que pelo menos 2.200 prédios foram danificados ou destruídos no oeste de Maui, com o dano total estimado em quase US$ 6 bilhões.
A maioria dos prédios destruídos estava em áreas residenciais, observou Green. (Fonte: New York Post)