Agência espacial japonesa corta energia de módulo lunar após pouso histórico
A agência espacial japonesa Jaxa anunciou nesta segunda-feira (22) que cortou a energia do módulo Slim, menos de três horas após seu histórico pouso na Lua, no sábado (20). A medida foi tomada para economizar baterias para uma possível decolagem.
O módulo Slim é um veículo de exploração lunar de pequeno porte, com apenas 1,5 metro de altura e 1,2 metro de largura. Ele foi lançado em 22 de novembro de 2023 e pousou na Lua com sucesso no sábado.
No entanto, os painéis solares do módulo não geraram energia suficiente para mantê-lo ligado. A Jaxa acredita que o problema pode ter sido causado por uma falha nos componentes eletrônicos dos painéis.
Apesar do problema, a Jaxa ainda acredita que é possível relançar o módulo Slim. Isso porque as células solares do módulo estão voltadas para oeste, e se futuramente a luz do Sol atingir a Lua vinda do oeste, acredita-se que será possível produzir energia.
Antes de cortar a energia, a Jaxa recebeu um grande volume de dados do módulo Slim. Entre os dados recebidos estão imagens da descida e da superfície lunar, bem como dados técnicos sobre o funcionamento do módulo.
O pouso do módulo Slim foi um marco para a exploração espacial japonesa. O Japão é o quinto país a pousar um veículo na Lua, após Rússia (então URSS), Estados Unidos, China e Índia.
A Jaxa planeja continuar trabalhando no módulo Slim para tentar resolver o problema dos painéis solares. Se a agência espacial conseguir resolver o problema, o módulo Slim poderá ser usado para futuras missões de exploração lunar.