A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, chora pela queda do helicóptero em Kyiv que matou 14 pessoas
A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, chorou na quarta-feira pela queda de um helicóptero nos arredores de Kiev , que matou 14 pessoas, incluindo o ministro do interior da Ucrânia e pelo menos uma criança.
As fotos mostraram Zelenska enxugando os olhos enquanto participava do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“Infelizmente, é apenas mais um dia horrível para a Ucrânia”, disse Zelenska. “De fora pode parecer que já devemos estar acostumados, mas infelizmente não estamos.”
O ministro do Interior, Denys Monastyrskyi, morreu quando o helicóptero Super Puma de fabricação francesa em que ele viajava caiu na quarta-feira. O helicóptero atingiu um jardim de infância em Brovary, um subúrbio da capital Kyiv.
“A nível pessoal, a única coisa que posso dizer é que conheci pessoalmente o ministro muito bem e para mim isso é particularmente difícil porque é um golpe pessoal também”, disse Zelenska.
As autoridades ucranianas haviam relatado inicialmente 18 mortos no acidente – esse número foi revisado para 14.
Dezenas de pessoas no terreno, incluindo crianças, ficaram feridas, muitas com queimaduras.
“Vimos pessoas feridas, vimos crianças. Havia muito nevoeiro aqui, tudo estava espalhado por toda parte. Ouvimos gritos e corremos na direção deles”, disse Hlib, um morador local de 17 anos, à Reuters. “Pegamos as crianças e as passamos por cima da cerca, longe do berçário porque estava pegando fogo.”
Outra testemunha, Vitaly, disse à agência de notícias que viu a aeronave cair do céu rapidamente. “Pensei que fosse o motor de um foguete”, disse ele.
Vários funcionários do Ministério do Interior estavam a bordo do helicóptero, operado pelo SBU ucraniano, o serviço de segurança interna do país.
A causa do acidente não foi imediatamente aparente, e a SBU disse que está investigando possibilidades como mau funcionamento mecânico, erro do piloto ou destruição intencional. ( Fonte: Ny post)
🇺🇦 | #UCRANIA – El helicóptero Super Puma en el que viajaba el ministro del Interior ucraniano junto a su equipo se ha estrellado en #Brovari, a pocos minutos de aterrizar en #Kiev. Hasta el momento son 17 muertos, incluyendo 3 niños de la guardería sobre la que se precipitó. pic.twitter.com/EjvdwNPsaC
— ALERTAS MUNDIAL 🗺️ (@AlertasMundial) January 18, 2023