Prefeitura de Goiânia promove encontros semanais e oficinas manuais com idosas no CRAS Cerrado, por meio dos grupos Colcha de Retalho e Felicidade
Encontros são realizados às quintas-feiras, e dividem-se em dois grupos: matutino, intitulado Felicidade, com 20 idosas, acontece das 08h30 às 10h30; vespertino, chamado Colcha de Retalho, é realizado das 14h às 16h, com 15 participantes: objetivo é desenvolver sentimento de pertencimento e identidade, e incentivar socialização, convivência comunitária e promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove, semanalmente, encontros e oficinas manuais com grupo de idosas do CRAS Cerrado III. A iniciativa é da equipe técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sob coordenação da gerente da unidade, Ana Flávia Santos Ferreira, e da educadora social Neurali da Conceição Santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de ações oferecidas pela pasta e realizadas em grupos, buscando complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização, convivência comunitária e promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo.
Os encontros são realizados às quintas-feiras, e dividem-se em dois grupos: o matutino, intitulado Felicidade, conta com 20 idosas, e acontece das 08h30 às 10h30; o vespertino, chamado Colcha de Retalho, é realizado das 14h às 16h, com 15 participantes inscritas. A programação engloba rodas de conversas, oficinas manuais com produção de colchas de fuxico, bingo e forró. “É um momento de descontração e aprendizado, com muita troca de experiências e interatividade”, destaca Neurali Santos.
Para a secretária Maria Yvelônia, as atividades propostas permitem o fortalecimento da participação e convivência sociais. “São pequenas ações que permitem o convívio saudável em comunidade, promovendo conhecimento, identidade, alegria e apoio social”, reforça.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) – Prefeitura de Goiânia