Prefeitura de Goiânia mobiliza 75 servidores para limpeza de bocas de lobo e galerias de águas pluviais, num total de 500 dispositivos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), disponibilizou servidores para trabalhar durante o feriado de Semana Santa. Ao todo, 75 trabalhadores executam a limpeza e manutenção de poços de visita, bocas de lobo e galerias de águas pluviais. A pasta realiza limpeza de 500 dispositivos, além da recuperação de tubulações.

O secretário Denes Pereira, titular da Seinfra, afirma que a ação é preventiva e rotineira, para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos na capital. Ele ressalta que a principal causa dos entupimentos nos sistemas de drenagem é a falta de conscientização de boa parte dos moradores na hora de descartar o lixo.

“É preciso que todos façam o descarte de lixo de forma correta, para impedir que vá parar nas bocas de lobo, o que causa transtornos para toda a cidade”, destaca Denes Pereira.

De acordo com o diretor de operações da Seinfra, Grosman Vinícius Marques, os serviços são executados por profissionais, devidamente divididos em equipes. “O trabalho é realizado de duas formas, manualmente e por meio de caminhões hidrojato, que disparam, quando necessário, jato de água em alta pressão, para desobstruir galerias de águas pluviais entupidas com resíduos sólidos. Outra função dos caminhões é o desentupimento por sucção. São diversas equipes que executam os serviços. Umas reparam as bocas de lobo quebradas, outras limpam, e temos, ainda, as que constroem novas bocas de captação pluviais”, explica.

Qualquer usuário pode solicitar os serviços da Seinfra por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), fone (62) 3524-8363, e aplicativo Prefeitura 24h.

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia