Prefeitura de Goiânia inicia cirurgias de castração em cães e gatos na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, nesta segunda-feira (17/04)
Dois cachorros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) foram operados. UPAVet é único hospital da Região Centro-Oeste totalmente custeado pelo tesouro municipal. Atendimentos envolvem castração, consultas com especialistas em oftalmologia e neurologia, e ambulatoriais
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou, na manhã desta segunda-feira (17/04), as primeiras cirurgias de castração em animais de famílias de baixa renda que comprovaram hipossuficiência financeira, por meio do CadÚnico. Os procedimentos são realizados na Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) do Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Genoveva Rezende Machado São Francisco de Assis.
“Altamente capacitados, os médicos veterinários operaram os cachorros Pingo e Panda. Os dois passaram por procedimento cirúrgico tranquilamente e já voltaram para seus tutores”, conta o presidente da Amma, Luan Alves.
Médica veterinária e responsável técnica pela UPAVet, Adriana Paes Moura explica que a técnica utilizada foi a de orquiectomia. “É um procedimento de retirada dos testículos em animais e é tida como um método de controle populacional”, diz.
Moradora do setor Finsocial, Orcela Rodrigues da Luz Siqueira, tutora dos cachorros que foram operados, agradeceu pelo atendimento. “Sou a primeira a trazer o Pingo e o Panda para serem castrados e a expectativa é alta. Tenho seis cachorros e a castração desses dois deixará os animais mais calmos e evitará a reprodução com minha cachorrinha”, disse.
Localizada no Jardim Balneário Meia Ponte, a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) realiza triagem para agendamento de cirurgias de castração. Os tutores são chamados para levar o animal para cirurgia de acordo com a capacidade de castração da unidade.
A estrutura conta com duas salas de cirurgia, local para internação e recuperação de animais. “O projeto é tornar a unidade referência e, posteriormente, regionalizar o serviço, com implantação de outros pontos ainda completos, na capital”, ressalta o presidente da Amma.
A UPAVet conta também com salas de recuperação, escovação, triagem e ambiente de expurgo – utilizado para descarte de resíduos hospitalares. A estrutura tem, ainda, arsenal terapêutico, ambiente utilizado para guardar medicamentos, hall cirúrgico com acesso à sala de preparação para cirurgia, e hall para as salas de fluidoterapia de gatos e cães, onde os animais são internados.
Modelo para a Região Centro-Oeste, a Unidade de Pronto Atendimento Veterinário possui canil de isolamento, espaço para higienização animal e a casa de abrigo dos cilindros de gases medicinais (oxigênio, ar medicinal e vácuo).
Atendimento
O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Porém, a entrega de senhas para triagem é das 7h às 8h e das 13h às 14h. São oferecidas castração para cães e gatos e consultas com especialistas em oftalmologia e neurologia, além das consultas ambulatoriais.
Para receber atendimento, o tutor do animal deve apresentar na recepção, para fins de cadastro, os seguintes documentos: cópia do Cadúnico, comprovante de endereço e documentos pessoais como CNH ou carteira de identidade. O telefone para contato é: (62) 3291-2202.
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia