Parceria entre Prefeitura de Goiânia e sociedade civil resulta na inauguração do Horto Medicinal, impulsionando saúde e sustentabilidade
O prefeito Rogério Cruz ressaltou a importância da parceria com a sociedade civil durante inauguração do Horto Medicinal no Jardim Botânico, neste sábado (1º/07). A unidade tem capacidade de produzir 5 mil mudas mensais, e foi desenvolvida em parceria técnica com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO).
“É fundamental reconhecer que o poder público não consegue atingir seus objetivos de forma isolada. A parceria e a colaboração da sociedade civil são essenciais para impulsionar o progresso e oferecer melhores serviços à comunidade”, afirma Rogério Cruz.
O presidente da Amma, Luan Alves, explica que o Horto Medicinal permite a ampliação da produção de 1 mil para 5 mil mudas mensais. Entre as espécies disponíveis estão Boldo, Erva-Cidreira, Capim do Mato, entre outras. “São plantas que têm uma integração com a população muito grande. Quando a gente disponibiliza as doações dessas mudas, a população acolhe, leva para casa, faz o plantio e passa para a família”, relata.
A inauguração do Horto Medicinal é parte da programação do Dia de Cooperar, movimento nacional realizado pela OCB que objetiva estimular a responsabilidade socioambiental, por meio de ações pontuais ou projetos contínuos alinhados às diretrizes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o evento, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) distribuiu mudas de plantas medicinais, realizou uma feira de adoção de pets e vacinação antirrábica, além de ofertar serviços de atendimento técnico sobre licenciamento, denúncias e orientações gerais. Também foi disponibilizado um espaço voltado para educação ambiental, com área de convivência com balanço, e cenário instagramável. (Fonte: Prefeitura de Goiânia)