Multa de R$ 140 Mil Aplicada a Empresa por Derramamento de Óleo Diesel na BR-153 em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), tomou medidas importantes na manhã desta terça-feira (5/9) em resposta a um incidente de poluição ambiental causado por uma empresa de Senador Canedo. A empresa foi multada em R$ 140 mil devido ao derramamento de óleo diesel na BR-153, em Goiânia, após um acidente envolvendo um caminhão-tanque.

Além da penalidade financeira, a empresa também recebeu uma notificação para apresentar relatórios visando mitigar os danos ambientais causados. Esses relatórios deverão abordar medidas de descontaminação e remediação. O não cumprimento das exigências pode resultar em agravamento das sanções, conforme enfatizado pelo presidente da Amma, Luan Alves.

Esta infração ambiental está em conformidade com o artigo 61 do decreto federal nº 6.514/08, que estipula punições para aqueles que causarem poluição de qualquer natureza em níveis que possam prejudicar a saúde humana, provocar a morte de animais ou causar uma destruição significativa da biodiversidade.

De acordo com estimativas iniciais, mais de 19 mil litros de óleo foram derramados na pista, levando ao fechamento da via, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, uma operação está em andamento para evitar que o óleo diesel alcance os mananciais próximos à área do vazamento. Atualmente, a situação está sob controle, e os bombeiros estão trabalhando na limpeza e restauração da pista afetada.