Morte de Zagallo: Um ícone do futebol brasileiro se despede
Morreu na noite desta sexta-feira (5), aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. Zagallo foi jogador, técnico e dirigente da Seleção Brasileira, e conquistou quatro Copas do Mundo, sendo o único a alcançar esse feito.
Zagallo nasceu no Rio de Janeiro em 1931. Começou a carreira como jogador no Botafogo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1957. Em 1958, foi convocado para a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo na Suécia. Zagallo foi titular na equipe, que tinha Pelé, Garrincha e Didi entre seus principais jogadores.
Após a Copa do Mundo, Zagallo se transferiu para o Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca de 1963. Em 1964, foi contratado pelo Botafogo, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 1968.
Em 1970, Zagallo foi convocado para a Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo no México. Zagallo foi o técnico da equipe, que tinha Pelé, Jairzinho, Rivellino e Gérson entre seus principais jogadores. Zagallo se tornou o primeiro treinador a conquistar uma Copa do Mundo como jogador e como técnico.
Em 1974, Zagallo foi o técnico da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo na Alemanha. A Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pelo País de Gales.
Em 1994, Zagallo foi o técnico da Seleção Brasileira que conquistou a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Zagallo se tornou o único tetracampeão mundial de futebol, como jogador e como técnico.
Zagallo também foi dirigente da Seleção Brasileira. Foi presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 1989 a 1992.
Zagallo foi um ícone do futebol brasileiro. Sua carreira foi marcada por conquistas e recordes. Ele foi um exemplo de dedicação, profissionalismo e amor ao futebol. Zagallo será sempre lembrado como um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro.
A morte de Zagallo causou grande comoção no Brasil e no mundo. Personalidades do futebol, da política e da sociedade civil se manifestaram para lamentar a perda.
O presidente Jair Bolsonaro disse que Zagallo foi “um dos maiores símbolos do futebol brasileiro”. “Perdemos um grande homem, um grande brasileiro”, disse Bolsonaro.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que Zagallo foi “uma lenda do futebol mundial”. “Sua contribuição para o futebol é inestimável”, disse Infantino.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que Zagallo foi “um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro”. “Ele será sempre lembrado como um exemplo de profissionalismo e dedicação”, disse Rodrigues.
Zagallo deixa esposa, quatro filhos. Seu corpo será velado no Rio de Janeiro no sábado (6).