Oppenheimer: Um Épico de Verão de Erros Históricos e Bandeiras Fora de Época

O blockbuster de verão de Christopher Nolan, “Oppenheimer” , certamente não está bombando nas bilheterias, mas há uma cena no filme que não está atingindo o alvo certo.

Um momento do filme de três horas estrelado por Cillian Murphy mostra um erro histórico que os espectadores apontaram no Twitter.

Na foto, o ator irlandês, 47, está no meio de uma multidão, que todos batem palmas e torcem por ele enquanto agitam bandeiras americanas.

O épico dramático sobre a vida do físico nuclear J. Robert Oppenheimer se passa no início dos anos 1940, mas as bandeiras traziam estrelas brancas que representam 50 estados — apesar de o país ter apenas 48 em 1945, quando a cena aconteceu.

Havaí e Alasca , as duas últimas entidades a serem anexadas aos Estados Unidos, não foram adicionadas até 1959.

O fã de olhos de águia Andy Craig revelou o erro nas mídias sociais, compartilhando um instantâneo da cena, e seu post rapidamente se tornou viral.

Uma cena que se passa em 1945 parece mostrar as bandeiras de 50 estados.
Uma cena que se passa em 1945 parece mostrar bandeiras de 50 estados.
Andy Craig / Twitter

“Foi bom e tudo, mas vou ser aquele cara e reclamar que eles usaram bandeiras de 50 estrelas em uma cena ambientada em 1945”, ele twittou.

Outros fãs concordaram com sua descoberta e até chamaram Nolan, 52, pelo uso incorreto.

“Arruinou totalmente o filme para mim”, afirmou uma pessoa . “Sim, mas não é Nolan… então ele deve ter perdido. Afinal, ele é ‘principalmente’ britânico”, brincou um deles sobre a nacionalidade do diretor de “Batman Begins”.

Outra pessoa interveio : “Essa é uma ‘captura’ incrível. Agora eu nunca vou ‘não’ ver isso.”

Os usuários do Twitter afirmam que a bandeira correta de 48 estados foi usada nas cenas anteriores.
Os usuários do Twitter afirmam que a bandeira correta de 48 estados foi usada nas cenas anteriores.
@Casillic/ Twitter

“Além disso, as bandeiras parecem mal impressas… não há preenchimento entre a linha inferior de estrelas e o limite do cantão”, observou um usuário .

Outro torcedor zombou : “Parece desleixado: eles colocaram um esforço substancial em todo o resto, mas a bandeira de 48 estrelas foi oficial de 1912 a 1959, foi a única bandeira dos Estados Unidos naquele período”.

Alguns também explicaram que a bandeira de 48 estrelas foi usada inclusive em outras cenas do filme .

“Chocado, Nolan cometeu esse erro. O cara provavelmente irá refilmar para o lançamento do disco antes de alterá-lo digitalmente”, disse um espectador .

Christopher Nolan
“Oppenheimer” é o primeiro longa de Christopher Nolan classificado como R desde seu filme de 2002, “Insomnia”.
Getty Images para Universal Pictures

“Oppenheimer” tem um elenco empilhado, incluindo Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Emily Blunt, Rami Malek e muitos mais.

Ele narra o homem crescendo em seu apelido de “Pai da Bomba Atômica” e seus esforços com o Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com Blunt, 40, Murphy alcançou a aparência de Oppenheimer – que era magro e magro – quase não consumindo comida .

Cillian Murphy
Cillian Murphy como J. Robert Oppenheimer e Emily Blunt como sua esposa, Kitty, em “Oppenheimer”.
©Universal/Cortesia Everett Collection

“Ele teve um empreendimento tão monumental”, disse ela ao Extra  no início deste mês. “E ele só podia comer, tipo, uma amêndoa todo dia. Ele estava tão emaciado.”

O ex-aluno de “Peaky Blinders” também discutiu sua perda de peso para o papel em uma entrevista em maio para o New York Times .

“Adoro atuar com meu corpo, e Oppenheimer tinha uma fisicalidade e uma silhueta muito distintas, que eu queria acertar”, disse ele. “Tive que emagrecer bastante, e trabalhamos com figurino e alfaiataria; ele era muito magro, quase emaciado, vivia de martinis e cigarros. (Fonte: New York Post)