Modelo iraniana protesta contra execuções usando vestido de laço

Modelo iraniana usa vestido de laço em protesto contra execuções no Irã

Mahlagha Jaberi, uma modelo nascida no Irã, chamou a atenção da internet ao utilizar um vestido em formato de laço como forma de conscientização sobre as recentes execuções no país. Em um vídeo compartilhado no Instagram, ela dedicou sua mensagem ao povo iraniano e usou a hashtag “#StopExecutionsInIran”.

Apesar das condenações do governo Biden e de advertências para não realizar as execuções, o Irã executou diversas pessoas por enforcamento nas últimas semanas. Segundo um grupo de direitos humanos sediado na Noruega, o país realizou pelo menos 90 execuções em maio, tornando-se o “mês mais sangrento” dos últimos cinco anos.

O vídeo e a escolha do vestido de Jaberi viralizaram nas redes sociais, gerando elogios e críticas de jornalistas, comentaristas políticos e funcionários governamentais. Enquanto alguns consideraram o protesto atraente, outros o classificaram como vergonhoso.

Após a repercussão, Jaberi esclareceu sua escolha de moda em uma declaração no Instagram, explicando que o vestido tinha a intenção de chamar a atenção da mídia para as execuções injustas no Irã.

Autoridades internacionais, como o Departamento de Estado dos EUA, condenaram a onda de execuções no país, destacando que tais ações violam os direitos humanos e a dignidade básica.

Enquanto isso, críticos afirmam que as execuções são assassinatos em massa extrajudiciais, utilizados como forma de manter o poder e instilar medo na sociedade.

Até o momento, Jaberi não respondeu a pedidos de comentários adicionais.

Mahlagha Jaberi usou um vestido com decote que lembrava um laço para protestar contra as execuções no Irã nesta sexta-feira no Festival de Cinema de Cannes, na França.
Getty Images

O Irã realizou pelo menos 90 execuções nos últimos 18 dias.
WireImage

Jaberi postou um vídeo em seu Instagram que ela “[d] edicou ao povo do Irã” após fazer uma aparição no Festival de Cinema de Cannes.
FilmMagic