
Retorno do 99Food é visto com otimismo e pode impulsionar concorrência no delivery, avalia Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comemorou o anúncio do retorno da plataforma 99Food ao mercado brasileiro de delivery, divulgado nesta semana. A entidade acredita que a reentrada da empresa no setor representa um passo importante para aumentar a concorrência e diminuir a concentração de mercado, hoje dominado por um único player.
O movimento acontece em um momento de interesse crescente por parte de empresas globais no mercado de entregas no Brasil, como é o caso da chinesa Meituan, líder de mercado na China. A expectativa da Abrasel é que a presença de novos agentes no setor incentive a inovação e gere melhores condições comerciais tanto para os estabelecimentos quanto para os consumidores.
Segundo pesquisa da própria associação, 71% dos bares e restaurantes no Brasil operam com delivery — e, entre esses, 78% utilizam aplicativos como principal canal de venda. A forte concentração em um único serviço, no entanto, tem gerado preocupações sobre as condições comerciais e as taxas cobradas dos empreendedores.
Mais opções, mais equilíbrio
Para Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel, a ampliação da concorrência é essencial para a saúde do setor. “O mercado precisa de mais diversidade e de condições mais justas. É essencial remover barreiras que impedem a concorrência plena, criando um ambiente saudável para os negócios e benéfico para toda a sociedade”, destacou.
A entidade reforçou ainda seu compromisso com um ecossistema de delivery mais equilibrado, transparente e sustentável — que valorize o empreendedorismo, estimule a inovação e ofereça melhores experiências para os consumidores.
Com o retorno do 99Food e o possível ingresso de novos concorrentes, o mercado de delivery brasileiro pode entrar em uma nova fase, marcada por maior pluralidade de modelos de negócio e competitividade.